CONTRIBUIÇÕES DA ÁLGEBRA LINEAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Aline Mota de Mesquita Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir algumas contribuições da disciplina Álgebra Linear para a formação e desenvolvimento do pensamento matemático do aluno, futuro professor de Matemática. Fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, parte do princípio de que para o professor ensinar uma ciência é preciso, antes de mais nada, que ele domine essa ciência, no caso, a Matemática, pois é a partir dos conteúdos científicos que se derivam os métodos de ensino. Assim, apreender os conceitos algébricos é premissa fundamental para que o aluno de Licenciatura em Matemática torne-se um professor de Matemática. Analisando as contribuições da disciplina para a formação do professor de Matemática, discute-se sobre: a escrita formal matemática, com atenção à escrita e utilização dos símbolos; as demonstrações/verificações, destacando a prova por contraexemplo, e a necessidade de conduzir os alunos à formação de conexões conceituais como o intuito de romper com o conhecimento segmentado. Conclui-se que, para que o alunos em formação esteja apto a ensinar a Matemática é preciso que os pontos levantados sejam apreendidos por eles e que o pensamento investigativo matemático seja formado na mente destes futuros professores. Para tanto, faz-se necessário uma organização adequada do ensino que vise esse fim.


Palavras-chave: Álgebra Linear; Teoria do ensino desenvolvimental de Davydov; Formação de professores de Matemática.

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Publicado

2022-12-31