MATEMÁTICA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

Autores

  • Soraya Bianca Reis Duarte IFG - Campus Goiânia
  • Janaína da Silva Rodrigues IFG - Campus Goiânia
  • Marcos Almeida Mota IFG - Campus Goiânia
  • Maytê Moraes Severino de Sá IFG - Campus Goiânia
  • Eduardo Eugenio Rodrigues Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás-Campus Goiânia

Resumo

Não existe educação sem comunicação, e a Educação Matemática vem se dedicando a contribuir para que este princípio seja considerado o mais próximo de seu máximo valor. A Metodologia do Ensino de Matemática Inclusiva, tem se desdobrado no sentido de estimular a utilização de jogos, pois, o coloca em um viés que propõe a prática, e possibilita a abertura da anexação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como condutora da aprendizagem entre professor-aluno. Pensando nisso, trazemos uma proposta metodológica para a aprendizagem dos elementos constitutivos, baseado na utilização de jogos, que favoreça o processo de ensino-aprendizagem de crianças surda e ouvintes, possibilitando o amparo da inclusão dentro do contexto escolar, ainda mais, de conscientizar professores e futuros professores da importância da língua e do sujeito surdo, em um tempo em que se discute a inserção, a inclusão, a democratização do ensino.

 

Palavras-chave: Jogos; Libras; Metodologia de ensino; Formação de Professores; Matemática.

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Publicado

2022-12-31