A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO:
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LOGARITMO E FUNÇÃO LOGARÍTMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho já vem sendo desenvolvido, pelo primeiro autor, como uma pesquisa de mestrado, em uma Escola de Ensino Médio da rede Pública, e se apresenta, aqui, como uma proposta de ensino e aprendizagem e assim entender as vertentes dentro da Resolução de Problemas. A Resolução de Problemas no contexto didático-pedagógico será tratada, neste trabalho, no contexto estabelecido por Polya e Larson, trabalharemos com um ensino “sobre” Resolução de Problemas – que desenvolverá no estudante a capacidade de criar estratégias para resolver problemas de matemática; um ensino “através” da Resolução de Problemas – que levará o estudante a construir conhecimentos de matemática a partir de problemas; e, um ensino “para” Resolução de Problemas – que seja capaz de desenvolver no estudante habilidades para que ele consiga aplicar, tanto em problemas reais quanto problemas teóricos, a matemática que ele aprendeu. Neste sentido, este minicurso possibilitará uma discussão sobre as diferentes estratégias que propiciará a compreensão de conceitos matemáticos.
Palavras-chaves: Resolução de Problemas, Ensino-Aprendizagem-Avaliação.
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Copyright (c) 2022 Júlio César Santos Pereira, Wagna Mendes Vieira Campos
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