A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO:

UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LOGARITMO E FUNÇÃO LOGARÍTMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Júlio César Santos Pereira IFG-Jataí
  • Wagna Mendes Vieira Campos IFG- Jataí

Resumo

Este trabalho já vem sendo desenvolvido, pelo primeiro autor, como uma pesquisa de mestrado, em uma Escola de Ensino Médio da rede Pública, e se apresenta, aqui, como uma proposta de ensino e aprendizagem e assim entender as vertentes dentro da Resolução de Problemas. A Resolução de Problemas no contexto didático-pedagógico será tratada, neste trabalho, no contexto estabelecido por Polya e Larson, trabalharemos com um ensino “sobre” Resolução de Problemas – que desenvolverá no estudante a capacidade de criar estratégias para resolver problemas de matemática; um ensino “através” da Resolução de Problemas – que levará o estudante a construir conhecimentos de matemática a partir de problemas; e, um ensino “para” Resolução de Problemas – que seja capaz de desenvolver no estudante habilidades para que ele consiga aplicar, tanto em problemas reais quanto problemas teóricos, a matemática que ele aprendeu. Neste sentido, este minicurso possibilitará uma discussão sobre as diferentes estratégias que propiciará a compreensão de conceitos matemáticos.

Palavras-chaves: Resolução de Problemas, Ensino-Aprendizagem-Avaliação.

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Publicado

2022-12-31