A CONTRIBUIÇÃO DAS SITUAÇOES DESENCADEADORAS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Maria Marta da Silva UEG
  • Cézar Augusto Ferreira UEG
  • Eduardo de Souza Silva UEG
  • Euilis Junior Rezende Maia UEG
  • Gabriel Araújo Freitas UEG
  • Millena dos Santos Silva UEG
  • Wallace Yamamoto Garcia UEG
  • Géssica Alves Dias UEG
  • Wemilly Alexandrino Machado UEG
  • Gabriela Lacerda

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Situação Desencadeadora da Aprendizagem, Ensino Aprendizagem em matemática, Organização do ensino.

Resumo

A oficina tem como objetivo geral permitir o entendimento do participante da existência de outra organização para da aprendizagem dos conceitos matemáticos ensinados na educação básica. Essa outra organização se materializa aqui como as SDA’s, ou seja, as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, que aqui se configuram como parte central da AOE – Atividade Orientadora de Ensino – (MOURA, 1996, 2001, 2010) estabelecidas pelo autor como uma proposta teórico-metodológica para o ensino de conceitos matemáticos. As SDA’s podem ser planejadas e desenvolvidas a partir de três contextos: jogos, situações cotidianas e histórias virtuais do conceito. Aos participantes será ofertado uma visão teórica do que são as SDA’s e como podem ser planejadas, como também serão ofertados a eles o processo de planejamento das SDA’s que já foram desenvolvidas no CluMat-UEG- Quirinópolis. Como parte final da oficina será possibilitado aos participantes o planejamento por eles de propostas de SDAs para o ensino de conceitos matemáticos.

 Palavras Chaves: Atividade Orientadora de Ensino; Situação Desencadeadora da Aprendizagem, Ensino Aprendizagem em matemática; Organização do ensino.

Downloads

Publicado

2022-12-31