A CONTRIBUIÇÃO DAS SITUAÇOES DESENCADEADORAS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Palavras-chave:
Atividade Orientadora de Ensino, Situação Desencadeadora da Aprendizagem, Ensino Aprendizagem em matemática, Organização do ensino.Resumo
A oficina tem como objetivo geral permitir o entendimento do participante da existência de outra organização para da aprendizagem dos conceitos matemáticos ensinados na educação básica. Essa outra organização se materializa aqui como as SDA’s, ou seja, as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, que aqui se configuram como parte central da AOE – Atividade Orientadora de Ensino – (MOURA, 1996, 2001, 2010) estabelecidas pelo autor como uma proposta teórico-metodológica para o ensino de conceitos matemáticos. As SDA’s podem ser planejadas e desenvolvidas a partir de três contextos: jogos, situações cotidianas e histórias virtuais do conceito. Aos participantes será ofertado uma visão teórica do que são as SDA’s e como podem ser planejadas, como também serão ofertados a eles o processo de planejamento das SDA’s que já foram desenvolvidas no CluMat-UEG- Quirinópolis. Como parte final da oficina será possibilitado aos participantes o planejamento por eles de propostas de SDAs para o ensino de conceitos matemáticos.
Palavras Chaves: Atividade Orientadora de Ensino; Situação Desencadeadora da Aprendizagem, Ensino Aprendizagem em matemática; Organização do ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Marta da Silva, Cézar Augusto Ferreira, Eduardo de Souza Silva, Euilis Junior Rezende Maia, Gabriel Araújo Freitas, Millena dos Santos Silva, Wallace Yamamoto Garcia, Géssica Alves Dias, Wemilly Alexandrino Machado, Gabriela Lacerda
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.