TRABALHANDO CONCEITOS DE ÁLGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano Santos Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Geovana Magalhães de Melo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Isabella Montes Caixeta Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Laurienny Gondim Silva Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Resumo

Esta oficina é fruto do trabalho desenvolvido no Grupo de Estudos sobre a Atividade Pedagógica em Matemática do IF Goiano Campus Urutaí que se orienta pelos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. A partir dos nossos referenciais teóricos compreendemos que o professor deve organizar o ensino de modo intencional com o objetivo de propiciar aos alunos o desenvolvimento da atividade de estudo. Ao organizarmos o ensino, elaboramos Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (DAS) que devem contemplar a gênese do conceito, assim esperamos que os estudantes compreendam os nexos conceituais algébricos e desenvolvam reflexões que levem em conta a generalização dos conceitos. Nas SDA propostas buscamos explorar a comunicação e a coletividade, visto que o trabalho pedagógico com os adolescentes deve pautar-se no grupo e não no indivíduo isoladamente, pois o adolescente tende a agir de acordo com o grupo (ELKONIN, 1960). Diante do exposto, temos como objetivo para esta oficina apresentar brevemente a teoria que nos sustenta e desenvolver duas atividades que foram realizadas com alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Palavras-chave: Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, Conceitos algébricos, Coletividade

Downloads

Publicado

2022-12-31