FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CLUBE DE MATEMÁTICA

Autores

  • Mayline Regina Silva Universidade Federal de Goiás
  • Wellington Lima Cedro Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Formação inicial, Conhecimento matemático, Significação.

Resumo

O presente trabalho propõe investigar as ações transformadoras da significação dos conceitos matemáticos em um grupo de professores em formação inicial da Universidade Federal de Goiás em atividade de ensino no Clube de Matemática para que possamos superar a concepção que está arraigada na formação em que o processo de ensinar e de aprender se constitui, para isso pensaremos os processos de desenvolvimento humano a luz da Teoria Histórico-Cultural em que o trabalho pedagógico organizado intencionalmente nas ações objetivas do meio. O objetivo principal da investigação é buscar indícios para compreender o processo de significação do conhecimento matemático em professores de matemática em formação inicial. Propomos sistematizar um estudo sobre a forma de pensar e organizar o ensino atrelado à Teoria Histórico-Cultural para responder a seguinte questão investigadora: Como ocorre o processo de significação acerca do conhecimento matemático em futuros professores de matemática e colaboradores do Clube de Matemática?  Para organização e desenvolvimento da investigação realizamos um estudo formativo pautado no processo de aprendizagem em que os sujeitos serão envolvidos em uma atividade docente de elaboração, desenvolvimento e reelaboração de situações desencadeadoras de aprendizagem no Clube de Matemática.

Palavras-chave: Formação inicial; Conhecimento matemático; Significação.

 

Referências

LANNER DE MOURA, A. R. et al. Educar com a Matemática - Fundamentos. São Paulo: Cortez, 2016.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

RIGON, A. J.; ASBAHR, F. da S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília, DF: Liber Livro, 2010.

LONGAREZI, A. M.; FRANCO, P. L. J. Educação escolar enquanto unidade significado social/sentido pessoal. Presidente Prudente - SP, 2013, p.83.

MORETTI, V. D.; MOURA, M. O. A Formação Docente na Perspectiva Histórico-Cultural: em busca da superação da competência individual. Psicologia política. Vol. 10. Nº 20. p. 345-361. Jul. – Dez. 2010.

CEDRO, W. L. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de Matemática: uma perspectiva histórico-cultural. Tese de doutorado. USP/São Paulo, 2008.

CARAÇA, B. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1951.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.

MOURA, M. O. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.

MOURA, M. O. Matemática na Infância. In: Edições Gailivro. (Org.). Educação Matemática na Infância. Abordagens e desafios. 1ed.Vila Nova, 2007.

DIAS, M. S; MORETTI, V. D. Números e Operações: elementos lógico-históricos para atividade de ensino. Curitiba: IBPEX, 2007. 188p.

DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas, SP: Autores associados, 1987.

GLADCHEFF, A. P. M. Ações de estudo em atividade de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Tese de doutorado 2015. USP/Sp.

MORETTI, V. D.; MOURA, M. O. A Formação Docente na Perspectiva Histórico-Cultural: em busca da superação da competência individual. Psicologia política. Vol. 10. Nº 20. p. 345-361. Jul. – Dez. 2007.

RADFORD, L. Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia. Sociedade Brasileira de História da Matemática. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2011.

VIGOTSKI, L. A formação social da mente. Michael Cole et all (orgs.); trad. Jose Cippola Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche - 4ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)