SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA:
UMA ANÁLISE TEXTUAL-DISCURSIVA DE REPRESENTAÇÕES DESENHÍSTICAS
Palavras-chave:
Representações de professores, saberes docentes, ensino de matemáticaResumo
Desde o final da década de 80, as pesquisas e perspectivas do campo da formação de professores, tanto internacional quanto nacional, tanto na Educação em geral quanto na Educação em Ciências e Matemática especificamente, tem tentando convergirem seu olhar e suas preocupações para o real sujeito desse campo, quer dizer, o professor, e suas problemáticas concretas (FERREIRA, 2003). Dessa forma, começar-se-á a falar das narrativas, das concepções, das representações, das visões, das reflexões dos professores, incluindo não só os profissionais formados, mas também aqueles em processo de formação inicial. Junto a essa mudança de paradigmas e através dessa mudança de paradigmas tem sido bem documentado os conhecimentos e/ou saberes docentes profissionais dos professores ou da prática profissional (cf. CARVALHO e GIL-PÉREZ, 2011; GAUTHIER et al., 1998; SHULMAN, 1986; TARDIF, 2002). Nesse sentido, o presente trabalho objetiva-se a investigar as representações de futuros professores de matemática acerca dos saberes docentes necessários ao ensino de matemática a partir de uma atividade desenhística proposta na disciplina de Didática da Matemática III, do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. Para tanto, os dados são submetidos a uma análise textual-discursiva, como definida por Moraes e Galiazzi (2011), procurando apresentar as principais unidades de significados pelas quais os saberes docentes para o ensino de matemática são apreendidos e mobilizados pelos estudantes do curso formador. No final, ver-se-á que os discursos convergem para categorias específicas, que, aliás, são bastante próximas.
Palavras-chave: Representações de professores; saberes docentes; ensino de matemática.
Referências
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