REFLEXÕES SOBRE OS JOGOS ESTRATÉGICOS E MATEMÁTICOS COMO DESENCADEADORES DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA EJA

Autores

  • Emanuel Gomes Peixoto Universidade Federal de Goiás
  • Hypatia Indira Calderón Universidade Federal de Goiás
  • Matheus Mendes de Castro Universidade Federal de Goiás
  • Wellington Lima Cedro Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

matemática, jogos matemáticos estratégicos, Ensino de Jovens e Adultos

Resumo

Este trabalho propõe uma breve discussão sobre o projeto Círculos de Oficinas de Matemática Básica (COMB) no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O COMB se caracteriza como um projeto de Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado ao Programa de Educação Tutorial da Matemática-Licenciatura (PETMAT[1]), tendo início no primeiro semestre de 2018. A proposta principal é promover uma ação educativa por meio de Jogos Matemáticos Estratégicos, como forma de potencializar o ensino da matemática nas turmas de EJA da Região metropolitana de Goiânia. Para além disso, busca-se também potencializar e discutir a formação de educadores matemáticos para EJA. A dinâmica do projeto se resume em três etapas, sendo elas, reuniões de estudos e organização, preparação de novas atividades e execução das atividades por meio de oficinas. O saldo obtido nas ações do projeto é considerado positivo, de forma que é perceptível que o COMB provocou uma mudança significativa nos espaços educacionais que foi realizado em 2018.

Palavras-chave: matemática; jogos matemáticos estratégicos; Ensino de Jovens e Adultos.

 

Biografia do Autor

Emanuel Gomes Peixoto, Universidade Federal de Goiás

Estudante de Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás, bolsista do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Referências

FONSECA, M.C.F.R. Educação de Jovens e Adultos: Especificidades, desafios e contribuições. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MIORIM, M. A.; FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.

Downloads

Publicado

2022-12-31