REFLEXÕES SOBRE OS JOGOS ESTRATÉGICOS E MATEMÁTICOS COMO DESENCADEADORES DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA EJA
Palavras-chave:
matemática, jogos matemáticos estratégicos, Ensino de Jovens e AdultosResumo
Este trabalho propõe uma breve discussão sobre o projeto Círculos de Oficinas de Matemática Básica (COMB) no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O COMB se caracteriza como um projeto de Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado ao Programa de Educação Tutorial da Matemática-Licenciatura (PETMAT[1]), tendo início no primeiro semestre de 2018. A proposta principal é promover uma ação educativa por meio de Jogos Matemáticos Estratégicos, como forma de potencializar o ensino da matemática nas turmas de EJA da Região metropolitana de Goiânia. Para além disso, busca-se também potencializar e discutir a formação de educadores matemáticos para EJA. A dinâmica do projeto se resume em três etapas, sendo elas, reuniões de estudos e organização, preparação de novas atividades e execução das atividades por meio de oficinas. O saldo obtido nas ações do projeto é considerado positivo, de forma que é perceptível que o COMB provocou uma mudança significativa nos espaços educacionais que foi realizado em 2018.
Palavras-chave: matemática; jogos matemáticos estratégicos; Ensino de Jovens e Adultos.
Referências
FONSECA, M.C.F.R. Educação de Jovens e Adultos: Especificidades, desafios e contribuições. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MIORIM, M. A.; FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emanuel Gomes Peixoto, Hypatia Indira Calderón, Matheus Mendes de Castro, Wellington Lima Cedro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.