RECONTANDO A HISTÓRIA DO CÁLCULO:

O MALABARISTA SEM A REDE PROTETORA DA QUEDA

Autores

  • Duelci Aparecido de Vaz Pontifícia Universidade Católica de Goiás Instituto Federal de Goiás
  • Mateus Almeida de Freitas Instituto Federal de Goiás
  • Elivanete Alves de Jesus Unievangélica

Palavras-chave:

Teorema Fundamental do Cálculo, História do Cálculo, Babilônicos. Introdução

Resumo

 

Este trabalho, inicialmente, mostra um pouco da produção Matemática da babilônia. Posteriormente, apresenta o modo como os astrônomos babilônicos antigos calculavam a posição de Júpiter a partir da área sob o gráfico da velocidade pelo tempo, o método do trapézio. Este resultado, obtido de interpretação de tábulas de argila babilônicas de 400 e 50 a. C., recentemente interpretadas, altera a História do Cálculo Diferencial e Integral, uma vez que se acreditava que foram matemáticos europeus do século XIV que descobriram esse modo de operar, o que confirma o calibre da Ciência babilônica, altamente evoluída e prática. Deste modo, busca-se contribuir com o movimento lógico e histórico do Teorema Fundamental do Cálculo, fato fundamental para o ensino-aprendizagem da Matemática. A ação de percorrer o caminho que o cientista fez na determinação dos objetos científicos traz contribuições para o ensino de Matemática, uma vez que as ações mentais só podem ser produzidas pelo escolar se ele se apropriar desse modo de agir. Assim, este estudo mostra os motivos de sua criação, permanência e evolução no cenário científico.

Palavras- chave: Teorema Fundamental do Cálculo; História do Cálculo; Babilônicos.

 

Biografia do Autor

Duelci Aparecido de Vaz, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Instituto Federal de Goiás

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1996). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Rio Claro-SP (2007). É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde o ano de 1996. Tem ampla experiência no ensino da Matemática. Lecionou Matemática em todas as séries do ensino fundamental e médio. No ensino superior atua nos cursos de formação de professor de Matemática e Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Desenvolve pesquisa em Educação Matemática nos seguintes campos: Ensino e Aprendizagem da Matemática, História e Filosofia da Matemática. Na Pós Graduação, é orientador do programa de Mestrado em Ensino de ciência e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jatai e do programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de Educação Matemática articulada com a linha do ensino desenvolvimental de Davydov. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática no período de 2001 a 2003 e 2011 até os dias atuais. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG). É membro fundador do Instituto Geogebra de Goiás. 

Mateus Almeida de Freitas, Instituto Federal de Goiás

Professor do Instituto Fedral de Goiás. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás.

Elivanete Alves de Jesus, Unievangélica

Licenciada em Matemática UFG. Mestre e doutora em Educação Matemática Unesp- Rio Claro-SP.

Referências

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)