UMA ANÁLISE DO BAIXO ÍNDICE DE FREQUÊNCIA ESCOLAR NO VIÉS DO RISCO SOCIAL DO DISCENTE

Autores

  • Eduardo Eugenio Rodrigues Júnior Instituto Federal de Goiás
  • Yago Cezar Souza Arcanjo Instituto Federal de Goiás
  • Fernanda dos Anjos Felix Instituto Federal de Goiás
  • Soraya Aline dos Anjos Felix Instituto Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação, Frequência Escolar, Pesquisa em Campo.

Resumo

Este artigo apresenta uma problemática decorrente em várias escolas públicas do país. Devido o baixo índice da frequência escolar de muitos alunos no Colégio Estadual Aécio Oliveira de Andrade, escola campo do grupo de residentes do Programa de Residência Pedagógica desenvolvida com parceria do Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia, houve-se a primeiro momento a observação e preocupação com essa vertente. O objetivo desse artigo é então mostrar os motivos pelos os quais tem ocorrido essa problemática dentro da instituição de ensino em questão e tentar traçar meios para canalizar ou amenizar este índice. Utilizamos do método qualitativo, que foram pesquisas desenvolvidas com a população escolar e a pesquisa quantitativa, que no caso utilizamos de instrumentos literários. Mas para obtermos mais informações para esse artigo, foi feito um questionário para alunos e professores, a fim de tentarmos analisar a partir das respostas dos educandos e docentes as causas do baixo nível de frequência. O trabalho pode contribuir para meio escolar, de forma a oferece-lhes uma maneira de reverter esse índice que a cada dia se torna frequente nas escolas públicas ou apenas alertar as causas.

 Palavras-chave: Educação; Frequência Escolar; Pesquisa em Campo.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)