EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AMBIENTAL:

UMA POSSIBILIDADE PARA DESENVOLVER CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FORMA SIGNIFICATIVA

Autores

  • Cleide Cordeiro dos Santos Egresso do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Servidora da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis – SEMED.

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Ambiental, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo faz parte da dissertação de mestrado que desenvolveu um estudo com estudantes de duas turmas de 9º ano de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Anápolis, Goiás. Partiu-se do pressuposto que os conceitos matemáticos a serem desenvolvidos, podem partir de situações reais vivenciadas pelos alunos relacionadas à temática ambiental, possibilitar a aprendizagem, bem como a formação do cidadão crítico e consciente de suas ações no presente, buscando a sustentabilidade para as gerações futuras. A Educação Ambiental é uma ferramenta para subsidiar na formação de cidadãos reflexivos, possibilita a mudança de postura e até mesmo paradigma. É um componente essencial da educação e deve estar presente em todas as modalidades e níveis de ensino de forma articulada. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativo com pesquisa de campo de caráter exploratório. A Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas são tendências pedagógicas no âmbito da Educação Matemática e proporcionaram a contextualização. Os conceitos matemáticos aliados a questão ambiental propiciou uma maior participação e interesse dos estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Ambiental; Aprendizagem Significativa.

 

Biografia do Autor

Cleide Cordeiro dos Santos, Egresso do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Servidora da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis – SEMED.

Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis – SEMED e Formadora no CEFOPE – Centro de Formação dos Profissionais em Educação de Anápolis – SEMED, atuando principalmente na área de Educação Matemática. E-mail: dpmat2012@gmail.com.

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Acesso em 23 nov. 2017

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)