JOGO COM CARTAS PARA O ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA
Palavras-chave:
Jogos, Cartas, Metodologias Ativas, Aprendizagem, MatemáticaResumo
Dados os problemas relacionados ao baixo nível de aprendizado em matemática no brasil, buscamos novas metodologias para mudar essa realidade. Ao observar o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG-PXT) em Senador Canedo, Goiás, notamos que o índice de aprendizagem na disciplina havia caído 1% em relação à última avaliação (de 2013 para 2015). Assim, desenvolvemos diversos projetos para aumentar o índice, um deles foi o uso do baralho para reforçar conceitos básicos de geometria euclidiana plana. A ideia se baseia em usar o baralho como elemento aleatório para resolver operações básicas e associar ao conteúdo. Observamos que após a aplicação dessas metodologias, o índice do colégio subiu em 9% passando de 8% para 17% de aprendizado em matemática superando a média do país.
Referências
BACICH, Julian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso, Porto Alegre, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
FARIA, L. D.; REZENDE, B. D. F. Jogo com cartas para o ensino da operação de multiplicação no conjunto dos números inteiros. EnGEM, Urutaí, 2017. p. 505-512.
FUNDAÇÃO LENANN E MERITT (2012): portal QEdu.org.br, . Acesso em: 10 mar. 2019
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria plana. 9ª edição. Atual, São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lourival Divino Faria, Bruno Diniz Faria Rezende
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.