JOGO COM CARTAS PARA O ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA

Autores

  • Lourival Divino Faria Universidade Federal de Goiás
  • Bruno Diniz Faria Rezende Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Jogos, Cartas, Metodologias Ativas, Aprendizagem, Matemática

Resumo

Dados os problemas relacionados ao baixo nível de aprendizado em matemática no brasil, buscamos novas metodologias para mudar essa realidade. Ao observar o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG-PXT) em Senador Canedo, Goiás, notamos que o índice de aprendizagem na disciplina havia caído 1% em relação à última avaliação (de 2013 para 2015). Assim, desenvolvemos diversos projetos para aumentar o índice, um deles foi o uso do baralho para reforçar conceitos básicos de geometria euclidiana plana. A ideia se baseia em usar o baralho como elemento aleatório para resolver operações básicas e associar ao conteúdo. Observamos que após a aplicação dessas metodologias, o índice do colégio subiu em 9% passando de 8% para 17% de aprendizado em matemática superando a média do país.

Referências

BACICH, Julian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso, Porto Alegre, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

FARIA, L. D.; REZENDE, B. D. F. Jogo com cartas para o ensino da operação de multiplicação no conjunto dos números inteiros. EnGEM, Urutaí, 2017. p. 505-512.

FUNDAÇÃO LENANN E MERITT (2012): portal QEdu.org.br, . Acesso em: 10 mar. 2019

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria plana. 9ª edição. Atual, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)