OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
  • Delcio Geraldo da Mata Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Camila Rezende Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Educação Matemática, Metodologias de Ensino.

Resumo

A despeito do caráter irrefutável da importância, no âmbito escolar, do ensino de Matemática como um dos elementos basilares do educando, fica evidente a precisão de que prossigamos envidando esforços no sentido de desenvolver processos educativos e formativos para o ensino e aprendizagem em Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa tem como objetivo suscitar reflexões sobre a Educação Matemática na perspectiva de repensar práticas pedagógicas, metodologias de ensino com um olhar diferenciado, positivo e critico com referência ao ensino-aprendizagem em Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa, foi de cunho qualitativo, como procedimento de coleta de dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica, apoiada em autores como: D’Ambrósio (1997,2008), Saramago (2009), Muniz (2001), e outros pesquisadores com atuação em diferentes contextos, que se dedicam a pesquisas educacionais e lançam importantes teorias sobre a Educação Matemática. Constatou-se na pesquisa que a Educação Matemática é entendida como parte da Educação em que procura desenvolver metodologias, didáticas, eficientes para se se ensinar Matemática, desenvolvendo conhecimentos e habilidades matemáticas, por meio de sistemas educativos.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Educação Matemática; Metodologias de Ensino.

 

 

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, eGestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem.Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná,Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista "Ad hoc" da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu. Docente da Educação Básica - Docente dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Uberlândia e Região.

Delcio Geraldo da Mata Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado em Teologia. Graduando em Pedagogia pela UNAR. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Ciências da Religião. Docente do Curso de Teologia do IMP. Gestor de unidade escolar do Ensino Fundamental. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar.

Camila Rezende Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018 - em andamento) . Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Possui Graduação em Letras pela Universidade Paulista de Brasília (2007) - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) , Pós-graduação Lato Sensu em Supervisão pela Faculdade Católica de Uberlândia (2011), Pós - Graduação Lato Sensu em Diversidade na Educação Básica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Pós - Graduação Lato - Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2018 - em andamento). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GRUPEM (UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, educação infantil e ensino fundamental, currículo. Atualmente é professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Uberlândia - PMU e Tutora do curso de especialização em Docência na Educação Infantil - Polo Ituiutaba. (UFU).

Referências

ABRANTES, P., PONTE, J. P. da, FONSECA, H. et al. Investigações matemáticas na aula e no currículo. [Lisboa]: Associação de professores de matemática, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática - ensino de primeira a quarta série. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática - ensino de 5.ª a 8ª. 2. ed. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília/D.F, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília/D.F, 1998b.

BRASIL. Secretaria de educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2001.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 8ª ed. São Paulo: Papirus, 2008.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar ou conhecer. 2. ed. São Paulo: Atual, 1996.

D’AMBROSIO, U. A era da consciência. São Paulo: Editora Fundação Petrópolis, 1997.

GIARDINETTO, J. R. B. A Matemática em diferentes contextos sociais: diferentes Matemáticas ou manifestações da Matemática? Reflexões sobre especificidade e a natureza do trabalho educativo escolar. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25, 2002, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002. Disponível em: Acesso em: 12 mar. 2017.

KOCH, M. C. M.; RIBEIRO, M. J. S. Um professor entre o aluno e o saber matemático. In.: XAVIER, Maria Luisa Merino; ZEN, Maria Isabel Habckost. O ensino nas séries iniciais: das concepções teóricas às metodologias. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

MUNIZ, C. A. Educação e linguagem Matemática. In: UnB. Curso de pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE) – módulo I, vol. 2. Brasília: FE/SEDF,2001.

ORAMISIO, A.; SARAMAGO, G. A História da Matemática como Alternativa Metodológica para o Ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Uberlândia. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia.2013.Disponivel: www.bdtd.ufu.br /tdebusca /arquivo.php?codArquivo=5303.Acesso em: 10 jan.2018.

ORAMISIO, A.; SARAMAGO, G. Contextualização no ensino – aprendizagem: Princípios e Práticas . Disponível: http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/819/616. Acesso em: 20 jan.2018.

ORAMISIO, A SARAMAGO, G. Contextualização no ensino – aprendizagem: Princípios e Práticas . Disponível: http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/819/616. Acesso em: 20 jan.2018.

SARAMAGO. G. Crenças de Professores dos Primeiros anos do Ensino Fundamental sobre a Prática Pedagógica em Matemática. Dissertação de Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. 2009. Disponível: http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/917/1/CrencasProfessoresPrimeiros.pdf Acesso em 22 de jan. 2017.

SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes.2009

SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação Matemática crítica. Campinas/SP: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)