ENSINO INTERATIVO DE MATEMÁTICA:

UTILIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS EM SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

ensino, metodologia ativa, matemática, peer instruction, instrução pelos colegas.

Resumo

O ensino pela descoberta refere-se a uma metodologia em que os estudantes são expostos a questões e experiências específicas de forma que eles “descubram por si mesmos” os conceitos esperados pelo professor. Esta abordagem empenha esforços em integrar a necessidade de atender às expectativas de cumprimento de um programa de conteúdo com a configuração de um ambiente favorável ao questionamento investigativo dos alunos. O ensino pela descoberta adota a teoria da aprendizagem ativa e é uma alternativa ao ensino tradicional. Apesar desta proposta apresentar bons resultados, ainda existem dificuldades com a sua implantação. A tensão entre “cobrir o conteúdo” e a investigação realizada diretamente pelo aluno é uma destas dificuldades. Enquanto que o conhecimento do conteúdo é bastante exigido pelo ensino tradicional, o ensino pela descoberta deposita maior ênfase no desenvolvimento das habilidades necessárias durante o processo de experimentação daquele conteúdo. Tendo como um dos propósitos a conciliação entre o ensino expositivo e o ensino pela descoberta, a metodologia da Instrução pelos Colegas (IpC) foi proposta. Esta metodologia busca operacionalizar uma prática que considera o formato tradicional de sala de aula, alterando-o com espaços que possibilitem um engajamento maior por parte dos estudantes na construção do seu aprendizado. De um modo geral, a IpC busca promover a aprendizagem com foco no questionamento com o intuito de os alunos dedicarem mais tempo em classe refletindo e discutindo o conteúdo em si, do que “passivamente assistindo exposições orais por parte do professor”. Desta forma, esta oficina busca apresentar as possibilidades de utilização da IpC no ensino de matemática na Educação Básica e Superior. A oficina fará uso da IpC durante todo o momento, de forma que os participantes terão a oportunidade de conhecer a abordagem a partir de dois pontos de vista: teórico e prático.

Palavras-chave: Ensino, Metodologia ativa, matemática, peer instruction, instrução pelos colegas.

Biografia do Autor

Esdras Lins Bispo Jr., Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mestrado em Representação do Conhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery). É chair do Jataí ACM SIGCSE Chapter. É membro do Comitê Gestor da CEIE (Comissão Especial de Informática na Educação) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Referências

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Publicado

2022-12-31