<b>O USO DO TEODOLITO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA</b>

Autores

  • Edson Ferreira da Costa Junior
  • Luis Carlos Ferreira Bezerra
  • Rodrigo Damasceno Leite
  • Karly Barbosa Alvarenga

Resumo

O seguinte relato traz a experiência implementada, pelos autores, em turmas do ensino médio de uma escola pública militar, na realização de uma atividade de trigonometria com o uso do Teodolito. A proposta da atividade sugere o uso de um instrumento, para o trabalho da Trigonometria, de fácil confecção e com materiais reutilizáveis, para descobrir a altura de objetos como prédios, torres, muros, e distâncias como a largura de um rio bem extenso. A atividade pode viabilizar uma aprendizagem significativa como propõe Moreira (2010) e próxima da realidade dos alunos, no que se diz aos conteúdos de trigonometria e manipulação de instrumentos. Como subsídio teórico de nosso trabalho buscamos em Dionizio e Brandt (2011) algumas caracterizações das dificuldades em trigonometria; Em Moreira (2010) o material concreto com significação no ensino, e por fim, Rêgo M. e Rêgo G. (2006) a importância do ensino e da aprendizagem como atividade constituidora da formação cidadã. A proposta do uso do Teodolito nas aulas de trigonometria proporcionou maior participação desses alunos na aula, despertando o interesse pelo conteúdo, pois era algo que comumente não acontecia em sala de aula e este dinamismo, diferente do comum, proporcionou o interesse, como observamos.

 

Palavras-chave: Trigonometria; Aplicabilidade; Teodolito.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)