<b>REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA NOS CURSOS DE FÍSICA E MATEMÁTICA</b>

Autores

  • Líviam Santana Fontes

Resumo

Dentre as dificuldades enfrentadas por alunos do primeiro ano de um curso superior de ciências exatas, está a formação matemática deficiente. O baixo conhecimento de conceitos específicos dos ensinos fundamental e médio prejudica a compreensão de conteúdos abordados pelas disciplinas cursadas pelos calouros, desmotivando-os a permanecer nos estudos. No caso dos cursos de Física e Matemática do Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás, modalidade licenciatura, isso pode ser observado pelo grande número de reprovação e evasão. Uma proposta para solucionar este problema é propor aulas que trabalhem conteúdos de matemática básica como operações com frações, potências, raízes, polinômios, entre outros, para que os discentes tenham a oportunidade de retoma-los e assimilá-los. Em 2013 foi proposto o primeiro projeto com o propósito de contribuir para a permanência dos alunos no curso. Nas aulas oferecidas pelo projeto a revisão de conteúdos foi trabalhada por meio de resolução de exercícios e problemas, utilizando uma metodologia de aula participativa, a fim de promover a autonomia do aluno, contribuindo para seu desenvolvimento. O projeto aconteceu nos dois anos subsequentes e neste ano 2017 será novamente ofertado. Podemos dizer que qualitativamente os projetos tiveram sucesso, pois os estudantes que participaram efetivamente das aulas destinadas a este, foram bem sucedidos em seus cursos. Para a nova edição do projeto fizemos pequenas alterações para que o mesmo alcance um maior número de alunos e, quantitativamente, também apresente bons resultados.

 

Palavras-chave: Matemática Básica; Recuperação; Aprendizagem.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)