<b>EXPERIMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DA TABUADA GEOMÉTRICA</b>

Autores

  • Dilene Gomes de Miranda
  • Rosimeyre Gomes da Silva Merib
  • Adelino Candido Pimenta

Resumo

Ao refletirmos sobre as dificuldades de aprendizagem não podemos desconsiderar que o aluno é um sujeito histórico, social e cultural, e que a escola também possui uma história e uma cultura específica. Nossa proposta parte da Teoria Histórico-Cultural, tendo em Vygotsky a principal referência, além de outros autores como Moysés, Oliveira e Silva. Ressaltamos que nossa análise diante das dificuldades do ensino e da aprendizagem na matemática pressupõe a presença de fatores sociais e culturais, enfocando as dificuldades que são produzidas no processo de escolarização e não os problemas/dificuldades de aprendizagem em si. Para complementar este estudo foi realizada uma atividade no sexto ano do ensino fundamental de um colégio público com o total de vinte e oito alunos, tendo como foco o recurso didático da experimentação buscando para este fim a referência em Lorenzato, que defende que esta pode auxiliar o professor a propiciar um ensino-aprendizagem com maior eficácia. O experimento realizado teve como objetivo identificar a propriedade comutativa da multiplicação por meio da geometria utilizando o papel quadriculado. Com este experimento os alunos puderam perceber que estavam estudando tabuada, mas de forma inversa, com a utilização dos produtos e não dos fatores, pois assim eles comprovaram as comutatividades destes fatores, evidenciando que a ordem dos fatores não altera o produto.  Ainda foi possível a identificação de que vários produtos podem ser obtidos por combinação de várias duplas de fatores, sendo assim o objetivo inicial foi alcançado, podendo ainda perceber as possibilidades de um trabalho posterior com o uso da tabuada geométrica construída, para dar enfoque a outros conteúdos do sexto ano do ensino fundamental.

 

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem; Teoria Histórico-Cultural; Educação Matemática; Experimentação.

Biografia do Autor

Dilene Gomes de Miranda


[1]Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG. E-mail:

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)