<b>SEXUALIDADE EM FOCO: ATUAÇÃO DO PIBID INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA </b>

Autores

  • Áriston Rodrigo Silva Lima
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva
  • Tiago Martins Pereira de Carvalho

Resumo

Percebe-se muito a falta de preparação dos profissionais da Educação em lidar com temas transversais na escola, principalmente o tema “Sexualidade”. Pela grade curricular escolar, nota-se que o tema está diretamente ligado à Biologia, pois, é nessa área, o mesmo é abordado de forma científica aos alunos, sob a forma de apresentação do funcionamento do sistema reprodutor do corpo humano, ciclo menstrual, hormônios, doenças, etc. Não só cabe aos professores de Biologia tratar a “Sexualidade” dentro da escola, mas de todos os professores de outras áreas também. Os professores precisam reconhecer como legítimas e lícitas, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades que manifestam acerca da sexualidade, já que fazem parte de seu processo físico e psicológico, porém, os professores devem assegurar que as informações são verdadeiras. Além disso, devem-se mostrar disponíveis para conversar com temas propostos, abordando questões de forma esclarecedora e direta. Para proporcionar aos discentes das licenciaturas do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí (IF Goiano – Urutaí) uma experiência em lidar com um tema um pouco polêmico, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Interdisciplinar (PIBID – Interdisciplinar) foi realizado um projeto no Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha (CERRC), em Pires do Rio – GO, abordando o assunto de forma científica, informativa e interdisciplinar.

 

Palavras-chave: Sexualidade; Temas Transversais; Formação de Professores; Interdisciplinaridade.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)