<b>MATEMÁTICA NO NOVO ENEM: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS NUMÉRICOS NO PERÍODO DE 2009 A 2016</b>

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues
  • Sueli Germano Neto
  • Luciano Duarte da Silva
  • Acelmo de Jesus Brito
  • Ediel Pereira de Macedo

Resumo

Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença dos Conhecimentos Numéricos nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2016. A questão norteadora da pesquisa foi: Qual tem sido a presença dos Conhecimentos Numéricos nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2016? Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental, a qual o corpus foi constituído pelas 360 questões da prova de Matemática do “Novo ENEM” no período de 2009 a 2016. Utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) para constituir seis Categorias de Análise – (i) Porcentagem e Juros; (ii) Relações Proporcionais entre Grandezas; (iii) Operações Numéricas Fundamentais; (iv) Conjuntos Numéricos; (v) Grandezas e Medidas; e (vi) Sequências e Progressões - pelas quais elencamos apontamentos para os professores de Matemática em serviço no Ensino Médio em relação a importância de abordar os conhecimentos numéricos em sua prática pedagógica em sala de aula. Identificamos a existência de 134 questões relacionadas aos Conhecimentos algébricos, o que representaram 37,2% das questões da prova de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2016. Constatamos ainda que das 134 questões relacionadas aos Conhecimentos Numéricas, 123 questões - o que corresponde a 92% - possuíam um formato de questão contextualizada e apenas 65 questões possuíam características da interdisciplinaridade - o que corresponde apenas 49%. Identificamos ainda que as três principais áreas do conhecimento enfatizadas nos Conhecimentos Numéricos foram: Geografia com 16 questões, Física com 12 questões e Biologia com 10 questões.

 

Palavras-chave: Novo ENEM.; Matemática; Conhecimentos Numéricos; Ensino Médio; Contextualização e Interdisciplinaridade.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)