PSICOLOGIA DO JOGO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Resumo
Nesta oficina abordaremos aspectos da psicologia do jogo de Elkonin, também alguns aspectos da teoria histórico-cultural e ensino desenvolvimental de Davydov. Nesta perspectiva apresentaremos algumas possibilidades de aplicação no ensino-aprendizagem da Matemática. Planejamos inicialmente abordar os fundamentos da Psicologia do jogo de Elkonin, do ensino desenvolvimental de Davydov e de outros autores da teoria histórico-cultural e posteriormente apresentar de forma prática possibilidades de jogos planejados sob estes enfoques. Uma das exigências dos jogos no ensino-aprendizagem da Matemática é que este reproduza o aspecto nuclear do objeto ou do conceito, portanto deve realizar o movimento do abstrato ao concreto de tal modo que na atividade de jogar o escolar se aproprie da essência conceitual. O jogo assim deve trazer em si a coletividade e permitir a apropriação conceitual, além da motivação e o desejo no escolar de se apropriar dos conceitos e se desenvolver. Dessa forma, o professor deve se preparar para realizar atividades que permita ao escolar realizar o movimento lógico e histórico de modo a compreender o caminho percorrido e sintetizado pelos cientistas da área para determinar o objeto científico e seus desdobramentos.
Palavras-chaves: Jogos. Matemática. Ensino desenvolvimental. Psicologia. Elkoni. Davydov.
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Copyright (c) 2022 Duelci Aparecido de Freitas Vaz , Luciana Alves da Silva Costa , Maxwell Gonçalves Araújo
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