UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA USANDO MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Luciana Rabelo UFCAT
  • Helber Ribeiro Miranda
  • Marcos Napoleão Rabelo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma sequência didática abordando representação gráfica de dados para o Ensino Médio. A estratégia de ensino-aprendizagem empregada é a modelagem matemática. Os dados considerados se referem à pandemia da COVID-19 na Região Sudeste Goiano. Tendo em vista a importância da interdisciplinaridade na educação, o uso de dados sobre a pandemia da COVID-19 permite desenvolver, além da representação gráfica de dados, questões como a conscientização sobre a importância da vacinação, dos cuidados para evitar a contaminação e de consultar fontes de informação confiáveis. As habilidades constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram consideradas na elaboração da proposta. A primeira parte do trabalho consiste na apresentação do tema e na justificativa para sua escolha, bem como no objetivo da pesquisa. A segunda parte aborda o conceito de modelo matemático e a modelagem matemática. A terceira parte do trabalho consiste na proposição da sequência didática. Além de capacitar o aluno a construir e interpretar gráficos que representam dados, a atividade proposta possibilita despertar o interesse do estudante pelo conteúdo e pela Matemática como um todo através da aplicação de conceitos matemáticos a um tema atual e que faz parte de sua realidade, promover o raciocínio crítico e o trabalho em equipe, bem como conscientizar sobre aspectos importantes relacionados à COVID-19. O que se pretende é contribuir para o ensino de Matemática por meio da proposição de uma atividade diferenciada das atividades usualmente desenvolvidas em sala de aula.

 

Palavras-chave: Sequência didática; Estatística; Modelagem Matemática; Pandemia da COVID-19

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)