EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS PRINCÍPIOS VALORATIVOS DO “APRENDER A APRENDER”
Resumo
As concepções neoliberais têm adentrado o cenário educacional brasileiro em diferentes vertentes na última década para a formação do sujeito com base no desenvolvimento de competências e habilidades. Sendo assim, este artigo propõe-se apresentar o movimento do discurso pedagógico neoliberal do “aprender a aprender” presente nas tendências em Educação Matemática. Diante disso, procurou-se evidenciar um olhar crítico sobre algumas das tendências propostas pela Educação Matemática, como, por exemplo, a Educação Matemática Crítica, a Modelagem Matemática e a Etnomatemática. Propostas metodológicas que carregarem em suas concepções posicionamentos valorativos fundamentados nos princípios educacionais do construtivismo e escolanovismo. Pretende-se referenciar que as tendências em Educação Matemática viabilizam em suas propostas metodológicas uma valorização excessiva do conhecimento de cada estudante. Nesse sentido, o estudo realizado, revelou que o campo da Educação Matemática foi sendo sedimentado por concepções que negam o estudante real e coloca em evidência o estudante idealizado, a partir das bases psicológicas que têm o objetivo de identificar os interesses particulares e práticas dos estudantes em detrimento do conhecimento sistematizado.
Palavras-chave: Educação Matemática; Tendências em Educação Matemática; Lema aprender a aprender; Neoliberalismo; Construtivismo e Escolanovismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiz Fernando Rodrigues Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.