RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A GEOMETRIA INSTINTIVA DAS ABELHAS:
POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA
Resumo
Este artigo apresenta relato de experiência desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC), vinculado ao Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Este grupo é formado por estudantes de licenciatura em Matemática e de pós-graduação, tanto de mestrado quanto de doutorado, e professores da Educação Básica e Ensino Superior. No âmbito do grupo, foram elaboradas propostas pedagógicas utilizando-se de algumas Tendências da Educação Matemática. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta que tem como tema a geometria instintiva das abelhas, apoiada na Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da Resolução de Problemas. Analisou-se preliminarmente as atividades e possíveis resoluções por parte dos estudantes, e tem-se como perspectiva de continuidade o desenvolvimento desta proposta com estudantes de Ensino Médio.
Palavras-chave: Educação Básica; Ensino e Aprendizagem de Geometria; Resolução de Problemas.
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Copyright (c) 2023 Jacqueline Nascimento de Souza, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
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