RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A GEOMETRIA INSTINTIVA DAS ABELHAS:

POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Autores

  • Jacqueline Nascimento de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Resumo

Este artigo apresenta relato de experiência desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC), vinculado ao Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Este grupo é formado por estudantes de licenciatura em Matemática e de pós-graduação, tanto de mestrado quanto de doutorado, e professores da Educação Básica e Ensino Superior. No âmbito do grupo, foram elaboradas propostas pedagógicas utilizando-se de algumas Tendências da Educação Matemática. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta que tem como tema a geometria instintiva das abelhas, apoiada na Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da Resolução de Problemas. Analisou-se preliminarmente as atividades e possíveis resoluções por parte dos estudantes, e tem-se como perspectiva de continuidade o desenvolvimento desta proposta com estudantes de Ensino Médio.

 

Palavras-chave: Educação Básica; Ensino e Aprendizagem de Geometria; Resolução de Problemas.

 

 

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). 

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)