LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CRÍTICA:
A VISÃO DE UM DISCENTE
Resumo
É preciso desmistificar o poder formatador da matemática e um dos espaços de transformação que auxilia a desfazer a imagem preconcebida dos estudantes é o Laboratório de Educação Matemática (LEM). Este trabalho objetiva relatar as experiências de um discente com o componente curricular de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem de Matemática II que faz parte da matriz curricular da 7° fase do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Rio do Sul, bem como abordar definições teóricas sobre o que é o LEM. A metodologia utilizada para o referencial teórico foi a pesquisa bibliográfica nos sites da Scielo, Google Acadêmico e Periódicos da CAPES. Em questão de reflexão acadêmica e como futuro docente notou-se que o Laboratório de Educação Matemática é uma ferramenta que pode auxiliar significativamente o processo de aprendizagem dos estudantes, tornando os saberes matemáticos mais concretos, correlatos com a realidade e úteis em questões cotidianas, contribuindo assim com a desmistificação dos monstros da matemática.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; formação de professores; educação matemática crítica; laboratório.
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Copyright (c) 2023 Igor Mohr, Paula Andrea Grawieski Civiero
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