FEIRA DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ediel Pereira de Macedo Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Resumo

Na presente oficina objetivamos oferecer aos participantes oportunidade de compreenderem o movimento das Feiras Matemáticas na prática dos professores que ensinam Matemática na Educação Básica. As Feiras de Matemática se constituem numa experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos de Educação Científica dos Alunos e Professores, contribuindo para a inovação curricular, durante o ano letivo. As Feiras de Matemática possuem como finalidade incentivar, divulgar, socializar as experiências, as pesquisas e as atividades matemáticas desenvolvidas pelos alunos das escolas da Educação Básica para a comunidade, promovendo uma socialização de atividades desenvolvidas nas aulas de Matemática e principalmente a disseminação de uma proposta diferenciada para o ensino da Matemática. Desenvolveremos diversas atividades envolvendo toda a dinâmica de elaboração de uma Feira de Matemática, bem como explicitaremos algumas possibilidades de experiências desenvolvidas em sala de aula pelos professores para a apresentação e exposição dos alunos durante a I Feira de Matemática de Barra do Bugres, acontecida em 06 de maio de 2019, como comemoração do dia Nacional da Matemática. Por meio dessa exposição, procuraremos incentivar os participantes a estarem implementando em suas escolas, universidades, municípios e estados o movimento das Feiras de Matemática, pois essa ação formativa servirá como um ambiente em que professores que ensinam Matemática serão desafiados a desenvolverem metodologias inovadoras para o ensino da Matemática em sala de aula

Palavras-chave: Feira de Matemática, Ensino de Matemática; Prática Docente, Professores que Ensinam Matemática. Materiais: Internet; Data Show; Quadro e Pincel;

Downloads

Publicado

2022-12-31