A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este minicurso se divide em duas partes. Na primeira, faremos uma discussão do ensino de matemática nos cursos de graduação, evidenciando as dificuldades e os desafios apontados por professores e pesquisas. Ainda, nessa primeira parte, apresentaremos as teorias que orientam o uso da Resolução de Problemas em sala de aula. Na segunda parte, faremos um trabalho prático, por meio de exemplos, mostrando como podemos introduzir conceitos, conteúdos e procedimentos, através da Resolução de Problemas. Esses exemplos terão como foco as disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral I, disciplina da grade curricular da maioria dos cursos superiores que utilizam matemática; e, Álgebra Abstrata, disciplina exclusiva de cursos de Matemática, licenciatura ou bacharelado. Nosso objetivo é mostrar como se configura o ensino através da Resolução de Problemas, segundo alguns teóricos que trabalham nessa abordagem, como as especificidades do ensino superior, de modo especial as dos cursos de licenciatura em Matemática. Além disso, esperando incentivar professores que trabalham nos cursos de graduação, principalmente em cursos de formação de professores, a conhecerem o ensino através da Resolução de Problemas e a buscarem novas alternativas para suas metodologias pedagógicas.
Palavras-chave: Resolução de problemas, Ensino superior; Licenciatura em matemática
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Copyright (c) 2022 Nilton Cezar Ferreira, Hercilia C. M. Pereira de Araújo
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