A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO:

UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LOGARITMO E FUNÇÃO LOGARÍTMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jordana de Oliveira do Amaral IFG- Jataí
  • Gabriela Silva Lemes IFG-Jataí
  • Kenny Henrique Ferraz Inomata IFG-Jataí

Resumo

Neste minicurso abordaremos a Investigação Matemática com o Geogebra para o ensino-aprendizagem de conteúdos de matemática do ensino fundamental e médio. Além de tópicos de Matemática, discutiremos aspectos teóricos relacionando a teorias de conhecimento, tecnologias, e matemática, de forma articulada. As bases da Investigação Matemática com o GeoGebra são enunciadas em quatro etapas: experimentar, conjecturar, formalizar e generalizar e nos processos pedagógicos podemos acrescentar uma quinta etapa, a avaliação. A primeira etapa consiste em explorarmos a capacidade de experimentar que o GeoGebra permite, graças a possibilidade de movimentarmos os entes matemáticos poderemos comparar as representações algébricas e geométricas, percebermos propriedades, compreendermos definições e construirmos conceitos através das percepções obtidas. A segunda etapa do processo seria levantarmos conjecturas relacionadas à primeira etapa. Conjecturar significa percebermos relações oriundas da experimentação, vislumbrarmos propriedades, relações, resultados gerais importantes para o bom desenvolvimento matemático. Uma vez percebida a conjectura podemos enunciá-la como um resultado a ser investigado, em forma de pergunta ou em forma de problema. A terceira etapa é a formalização, isto é, a demonstração matemática da conjectura propriamente dita ou a apresentação de uma contra proposição da conjectura levantada, com um argumento pedagógico compatível. Tal atitude é importante, pois não podemos, através da experimentação, aceitar o resultado sob o risco de não estarmos praticando os ideais da Matemática. Depois de experimentarmos, conjecturarmos e formalizarmos o saber matemático é importante fazermos a generalização do resultado, quando possível, isto é, investigarmos outras situações pertinentes, situações particulares, enfim, explorarmos o alcance do resultado obtido. A avaliação deve ser realizada durante todo o processo e o professor pode utilizar de um monitoramento para observar o desenvolvimento do aluno nas atividades investigativas.

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Ensino-Aprendizagem-Avaliação

 

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Publicado

2022-12-31