AULAS COREOGRAFADAS DE CÁLCULO:

O CASO DAS DERIVADAS EM UM CURSO DO PROGRAMA MENTORES OBMEP

Autores

  • Tarcis Teles Xavier da Silva UFPE

Resumo

O presente artigo faz um recorte de uma pesquisa-ação que utiliza o construto teórico das Coreografias Didáticas (CD), pelo qual o professor antecipa as ações iniciais dos educandos, e o discente será considerado como um ser ativo e consciente da sua aprendizagem. Objetivando assim, investigar o potencial de ensino e aprendizagem de um design de coreografias em um curso de cálculo do Programa Mentores - OBMEP, analisando a articulação de duas plataformas digitais: o GeoGebra e o SageMath, por se apresentarem como recursos que permitem um bom tratamento numérico e geométrico do cálculo. O cenário proposto foi desenhado com a utilização de uma sequência de cinco estratégias didáticas, com a participação de três alunos e três professores mentores de maneira remota. Ao final da coreografia, percebeu-se que a metodologia contribui para o ensino de derivadas pois permite ao aluno compreender, além do conceito, o seu processo de desenvolvimento. A utilização dos dois softwares matemáticos nas estratégias contribuiu de forma inovadora na articulação entre representações do conceito derivada como uma taxa de variação, além de fornecer justificativas suficientes para que os alunos compreendessem a definição de derivada por meio de limites.

 

Palavras-chave: aprendizagem; cálculo diferencial; coreografia didática; inovação pedagógica. programa mentores obmep.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)