EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA:

CONTRIBUIÇÕES PARA TOMADA DE DECISÃO EM QUESTÕES COTIDIANAS

Autores

  • Regimar Alves Ferreira IFG - Câmpus Jataí
  • Luciano Duarte da Silva IFG - GOIÂNIA
  • Ewerson Tavares da Silva IFG - Jataí

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Formação de Professores de Matemática.

Resumo

O professor, especificamente no ensino da Matemática, precisa ter clareza da necessidade de se ancorar em um referencial teórico a fim de dar uma direção a sua prática docente. A vista disso, é necessário que a práxis do professor tenha como objetivo maior a inserção desses sujeitos na sociedade, possibilitando uma relação mais consciente desse indivíduo com o mundo e com as relações que o cerca. Nesse sentido, a presente oficina tem como objetivo construir conhecimentos matemáticos numa perspectiva de Educação Financeira, oferecendo condições para que os participantes possam refletir a respeito da sua própria postura quanto ao seu planejamento e ações. Oportunizar esse momento vislumbra uma nova postura quanto a tomada de decisões, o que resultaria em uma melhoria da qualidade de vida. Dessa forma, o desenvolvimento desse trabalho iniciará com a apresentação sobre proposta dessa oficina. O seu andamento se dará em dois momentos: no primeiro momento será realizada a introdução para descrição das etapas, além de, tratar dos aspectos inerentes a inserção da Educação Financeira na educação básica; no segundo momento, serão apresentadas, algumas sugestões de atividades no intento de propiciar uma Educação Financeira tendo como aporte conteúdos matemáticos baseados na Educação Matemática Crítica elencada por Skovsmose (2013). Nesse lócus, serão apresentadas e debatidas situações que priorizam a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico e a tomada de decisões em situações que envolvem a Educação Financeira. Espera-se que, ao final da oficina, tal momento possa ter possibilitado a compreensão sobre tais problemáticas e que essa conscientização possa refletir na postura desses sujeitos no que tange a tomada de decisões deles em questões relacionadas ao consumo, contribuindo assim, para a construção de um sujeito crítico, reflexivo, capaz de participar ativamente na construção de sua aprendizagem.

 

Palavras-chave: Educação Financeira; Educação Matemática Crítica; Formação de Professores de Matemática.

Biografia do Autor

Regimar Alves Ferreira, IFG - Câmpus Jataí

Graduado em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Iporá Goiás (2006). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015). Aluno regular do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí (2017 - cursando). Concursado na rede municipal de ensino desde 2012. Atualmente é professor na Educação Básica (PEB III) na EMEF Professor Clóvis Leão de Almeida - Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde - Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Bolsista da FAPEG.

Luciano Duarte da Silva, IFG - GOIÂNIA

Licenciado e bacharel em matemática pela PUC-GO, mestre em matemática na área de Geometria Diferencial pela UFG e doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Atualmente sou professor e formador de professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)-Goiânia/GO. Sou membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG) onde tenho atuando principalmente em pesquisas que discutem os seguintes temas: O ensino das disciplinas específicas do curso de licenciatura em matemática; O ensino das disciplinas de educação matemática do curso de licenciatura em matemática;e políticas públicas voltadas a formação de professores.

Ewerson Tavares da Silva, IFG - Jataí

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -IFG- Campus Jataí. Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Goiás -IFG- Campus Goiânia. Já atuou como monitor de Geometria Analítica ,monitor do Laboratório de Educação Matemática (Laemat) do IFG e participou do Programa Instituicional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Interesse em pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática, Educação Básica e a Pesquisa como princípio educativo.

Downloads

Publicado

2022-12-31