CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E INVESTIGATIVA

Autores

  • Sara Vieira Lagares UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
  • Daniel Antonio Silva de Araujo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
  • Luciano Feliciano Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

Palavras-chave:

Avaliação em Matemática, Abordagem Dialógica e Investigativa, Educação Matemática.

Resumo

O presente trabalho trata de possíveis contribuições da avaliação em aulas de matemática numa perspectiva dialógica e investigativa. Para isto, reflete-se sobre o processo avaliativo desenvolvido pelo grupo de estudos “Síndrome do Delta”. A avaliação foi entendida como um processo visando contribuir com a aprendizagem dos alunos e o cronograma das aulas. Realizaram-se tarefas de funções com estudantes do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Goiás-GO, sendo três salas contendo 16 alunos em cada. Com o desenvolvimento da presente pesquisa ressalta-se que mudanças numa pedagógicas demandam novos métodos na forma de avaliar os alunos. Com a pesquisa busca-se entender como a mudança na postura avaliativa pode contribuir com a aprendizagem dos alunos, percebe-se uma atitude mais positiva com a matemática com maior interação entre os alunos e entre professor e alunos, em que há mais questionamento, argumentação, formulação de hipóteses, validações. Esse processo estimula um raciocínio mais independente nos alunos, criando um ambiente mais estimulante para a aprendizagem da matemática.

Palavras-chave: Avaliação em Matemática; Abordagem Dialógica e Investigativa; Educação Matemática.

 

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)