A UTILIZAÇÃO DO MOMENTO COLETIVO PARA UM ESTUDO ABRANGENTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Saulo José Ramos Rodrigues Universidade Federal de Goiás
  • Wagner Wilson Furtado Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, exames, instrumentos de coleta de dados, momento coletivo.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de ministrar palestras a professores sobre o tema da avaliação da aprendizagem durante momentos coletivos que ocorrem nas escolas. O trabalho foi realizado em três colégios de ensino fundamental da cidade de Inhumas-Goiás. As discussões sobre o tema levaram os professores a refletir sobre suas práticas avaliativas, atualmente centradas basicamente em uma avaliação somativa com provas e testes, e promover mudança no olhar sobre estes instrumentos de coletas de dados, de forma a estabelecer um caráter formativo para a avaliação, a qual concebe o aluno em uma pedagogia construtiva cujo objetivo é a sua aprendizagem. Nestas palestras, procurou-se propor recursos para uma prática construtiva da avaliação da aprendizagem na escola, na perspectiva de Cipriano Luckesi (2011). Os resultados mostraram que alguns professores estão tentando modificar sua visão sobre a aplicação de seus instrumentos de coleta de dados de forma a estabelecer um compromisso com a aprendizagem do aluno, e não apenas como forma de examinar ou punir.

Biografia do Autor

Saulo José Ramos Rodrigues, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática

Referências

ABREU, Maria Celia Teixeira Azevedo de; MASETO, Marcos T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 3º ed. São Paulo: MG ed. Associados, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem, série encontros. Direção: Paulo Aspis Horta. Produção ATTA Mídia e Comunicação. Entrevista 82’24”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NbHdgMGV1y0. Acesso em abril de 2019.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas, trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia, trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

SOARES, Márlon. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari – Es. Ex Libris, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)