<b>ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS COM O GEOGEBRA</b>

Autores

  • Luciano Feliciano de Lima
  • Valdiron Robson Ferreira de Sousa
  • Matheus Souza Amorim

Resumo

O objetivo desta oficina é refletir sobre a produção de aulas de matemática para uma participação ativa dos alunos em sua aprendizagem e consequente produção de conhecimento sobre o objeto de estudo. Para isto, sugere-se uma abordagem dialógica e investigativa com situações matemáticas envolvendo a construção e o estudo do comportamento de gráficos de funções polinomiais do 1º e do 2º graus com o software GeoGebra. Além disso, busca-se refletir com professores que ensinam matemática, e professores em formação inicial, a respeito de possíveis situações para despertar o interesse de alunos do ensino médio como, por exemplo, utilizar o conhecimento sobre o comportamento dos coeficientes das funções estudadas que representem movimentos: i) de uma pessoa acenando a mão, ou seja, dando tchau, ii) de um rosto que indique seu estado de humor, ora feliz ( J ) ora triste ( L ). Espera-se que a oficina possa contribuir com a reflexão sobre abordagens pedagógicas centradas num diálogo entre professor e alunos para a criação de ambientes de sala de aula de matemática que despertem o interesse dos educandos em aprender para que se sintam valorizados pelo professor como sujeitos de conhecimento.

 

Palavras-chave: Educação Matemática; Abordagem Dialógica e Investigativa; Funções Polinomiais do 1º e do 2º Graus; Software GeoGebra.

Downloads

Publicado

2017-12-31