A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA VINCULADO COM UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA

Autores

  • Daniel Antonio Silva Araujo Universidade Estadual de Goias - Campus Cora Coralina
  • Sara Vieira Lagares UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
  • Luciano Feliciano Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos, Relação Dialógica, Investigação Matemática, Educação Matemática.

Resumo

Esse estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo refletir o modo como os jogos, “máquina de função” e “Eu tenho...! Quem tem...?”, auxiliam alunos a sentirem-se ativos no processo de aprendizagem. A hipótese de pesquisa é de que o fato de o professor incentivar que seus alunos desenvolvam as atividades segundo as suas próprias perspectivas pode facilitar para que eles se sintam motivados a participarem das aulas. Para tanto, utiliza-se como embasamento as teorias da relação dialógica, defendida por Freire (1996), e da abordagem investigativa, postulada por Skovsmose (2000). Assim, espera-se que os alunos se compreendem como corresponsáveis pelo seu aprendizado, buscando analisar as atividades e discutir com o seu grupo para que possam desenvolver a melhor estratégia para a resolução dos exercícios. O trabalho tornou possível dizer que a utilização desses jogos permitiu maior interação dentro da sala de aula, com vistas à produção de conhecimento.

Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Relação Dialógica; Investigação Matemática; Educação Matemática.

 

Referências

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)