ASPECTOS DA DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Disciplina Didática, Didática da Matemática, Análise de Conteúdo.

Resumo

Este artigo traz recortes acerca da pesquisa: A disciplina didática nos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil, que por meio da análise dos projetos pedagógicos de cursos (PPC’s) de 182 Licenciaturas em Matemática de todas as regiões geográficas do Brasil investiga como esses cursos estão estruturados. Os pressupostos metodológicos utilizados para construção do corpus desta pesquisa foram realizados na perspectiva qualitativa, com viés documental e a análise dos dados foi feita pelo olhar da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Objetivamos compreender como a disciplina de Didática está estruturada nos PPC’s dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil., sua importância e relação com a prática de ensinar e aprender matemática na Educação Básica, para isso dividimos a Didática em duas categorias, Didática Geral e Didática da Matemática. Com isso esperamos que os resultados do presente projeto contribuam no repensar de algumas práticas pedagógicas da disciplina de Didática e que os núcleos docentes estruturantes (NDE’s) possam, a partir dessas considerações, realizar possíveis reestruturações da referida disciplina em seus cursos de formação inicial de professores em Matemática.

Palavras-chave: Licenciatura em Matemática; Disciplina Didática; Didática da Matemática; Análise de Conteúdo.

 

Biografia do Autor

Ricardo Vieira Nascimento Filho, IFG

Professor de matemática.

Luciano Duarte da Silva, IFG

Sou licenciado e bacharel em matemática pela PUC-GO, mestre em matemática na área de Geometria Diferencial pela UFG e doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Atualmente sou professor e formador de professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)-Goiânia/GO. Sou membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG) onde tenho atuando principalmente em pesquisas que discutem os seguintes temas: O ensino das disciplinas específicas do curso de licenciatura em matemática; O ensino das disciplinas de educação matemática do curso de licenciatura em matemática;e políticas públicas voltadas a formação de professores.

Márcio Urel Rodrigues, Unemat/Barra do Bugres

Educador matemático com o objetivo de contribuir com os processos formativos de professores de Matemática no Estado de Mato Grosso e no Brasil. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2016. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2007. Graduado no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Professor Efetivo com Dedicação Exclusiva vinculado a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT/Barra do Bugres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT; Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso - Triênio 2018-2021

Nilton Cezar Ferreira, IFG

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP(2017), na área de Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem da Matemática; Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000), na área de Álgebra (com aplicações em criptografia); Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1995). Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal de Goiás-IFG; Membro do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas/UNESP-Rio Claro; Membro do NEPEM - Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática/IFG-Goiânia; Membro do NDE-Núcleo docente estruturante/Curso de Licenciatura em Matemática do IFG-Goiânia; Professor/orientador no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFG-Jataí. Área de interesse: Resolução de Problemas de Matemática (Estudo de Heurísticas e o ensino através da resolução de problemas), Ensino de Álgebra (o ensino de álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática), Pensamento Algébrico, Semiótica e Formação de Professores de Matemática.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CANDAU, V. M. Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 29. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARNICA, A. V. M. Algumas notas sobre Pesquisa Qualitativa e Fenomenologia. Interface- Comunicação, Saúde, Educação, v. 1, n. 1, 1997.

GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 5. Ed. Rio de Janeiro: Recorde, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LÜDKE, M (org). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.Ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.

LIMA, M.S.L. et.all. Comparando com a árvore: as raízes ou o suporte da Didática. In. Aprendiz da prática docente. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha. 2002.

MINAYO, M. Cecília de S. (org.); DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

PAIS, L. C. Didática da Matemática; uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, O.J. Fundamentos Sociológicos da Educação. Belo Horizonte: FUMEC, 2005.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge Growth in teaching.Educational Researcher, v.15, n. 2, pp. 4-14, fev. 1986.

SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Harvard Educacional Review, v. 57, n.1, p. 1-22, primavera de 1987. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/259629047/Shulman-L-S-1987-Knowledge-and-Teaching-Foundations-of-the-New-Reform-Harvard-Educational-Review-57-1-1-23>. Acesso em: 15 de outubro de 2018.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y Enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Professorado, Granada, v.9, n.2, p. 1-30, 2005. Disponível em:< https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf >. Acesso em: 17 agosto de 2018.

VOSS, T; KUNTER; M. BAUMERT, J. Assessing Teacher Candidates, General Pedagocial/ Psychological knowledge: test construcion and validation. Journal of Educational Psychology, vol. 103, p. 952-969, 2011. Disponível em: <http://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0025125> . Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)