ASPECTOS CURRICULARES DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I:

UM OLHAR A PARTIR DOS PPCS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Cálculo diferencial e integral I, PPCs

Resumo

No presente artigo apresentamos recortes de uma das várias pesquisas vinculadas ao “Projeto Base” intitulado “Investigação Curricular das Disciplinas Presentes nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil”. Este trabalho tem por principal objetivo compreender como a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I está estruturada nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na modalidade documental, por esse motivo, foram utilizados 182 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), que compuseram o nosso corpus de pesquisa, para investigação de pontos específicos presentes nos mesmos. O desenvolvimento do trabalho se deu por meio de algumas etapas, dentre as quais, estão presentes: A apresentação da problemática enfrentada pelo processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, assim como, o apontamento de algumas estratégias para enfrenta-la e a importância dessa disciplina para a formação dos professores de matemática; quais foram os caminhos percorridos por essa pesquisa, como também, de onde se originou; finalizando com a apresentação dos aspectos dos cursos participantes e quais são as principais características da disciplina investigada.

Biografia do Autor

Diana Bonne Caetano Moura, IFG

.

Luciano Duarte da Silva, IFG

Sou licenciado e bacharel em matemática pela PUC-GO, mestre em matemática na área de Geometria Diferencial pela UFG e doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Atualmente sou professor e formador de professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)-Goiânia/GO. Sou membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG) onde tenho atuando principalmente em pesquisas que discutem os seguintes temas: O ensino das disciplinas específicas do curso de licenciatura em matemática; O ensino das disciplinas de educação matemática do curso de licenciatura em matemática;e políticas públicas voltadas a formação de professores.

Márcio Urel Rodrigues, Unemat

ducador matemático com o objetivo de contribuir com os processos formativos de professores de Matemática no Estado de Mato Grosso e no Brasil. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2016. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2007. Graduado no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Professor Efetivo com Dedicação Exclusiva vinculado a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT/Barra do Bugres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT; Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso - Triênio 2018-2021.

Maria Socorro Duarte da Silva Couto, IFGoiano

Sou doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás ? UFG (2009), tendo defendido a tese ?Modelagem Matemática para Seleção de Áreas Prioritárias para Conservação: Métodos, Cenários e Contribuições para Gestão Territorial em Goiás e Distrito Federal?, pela qual recebi Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese - Edição 2010, na área Interdisciplinar. Essa tese, com o intuito de contribuir para a ecologia da conservação, bem como para a efetiva gestão territorial e ambiental em Goiás e Distrito Federal, desenvolveu-se a partir da otimização na seleção de áreas prioritárias, fazendo o uso da modelagem de programação não linear, Teoria de Grafos, indicadores ambientais e tendo como unidade de aplicação a bacia hidrográfica. Possuo graduação em Matemática pela UFG (2000) e mestrado em Matemática, na área de Equações Diferenciais Parciais, pela UFG (2001), com bolsa da CAPES. Atualmente, sou professora efetiva do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Campus Trindade, onde tenho procurado conciliar a atividade de docente com a pesquisa e a formação de recursos humanos. Também sou professora titular do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis no Instituto Federal de Goiás (IFG).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/RonanTocafundo/bardin-laurence-anlise-de-contedo>. Acesso em: 4 jul. 2018.

DIOGO, M. G. V. S. Uma Abordagem Didático-Pedagógica do Cálculo Diferencial e Integral I na Formação de Professores de Matemática. 2015. 256 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação UNESP, Rio Claro, 2015.

FIRER, Marcelo; SAA, Alberto e TOZONI, Sérgio. O Ensino de Cálculo Diferencial e Integral na Unicamp. 2013. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/ju/587/o-ensino-de-calculo-diferencial-e-integral-na-unicamp>. Acesso em: 8 jul. 2018.

IRIAS, Diánis Ferreira; MIRANDA, Paula Reis de; SILVA, Rafael Cazal e VIEIRA, Josislei Passos. Cálculo Diferencial e Integral I: Analisando as Dificuldades dos Alunos de Um Curso de Licenciatura em Matemática. Revista da Educação Matemática da UFOP, Vol I, 2011 - XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística, 2011.

RAFAEL, Rosane Cordeiro. Cálculo Diferencial e Integral: Um Estudo Sobre Estratégias para Redução do Percentual de Não-Aprovação. 2017. Disponível em: <http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Vers%C3%A3o_Final_Rosane_C_Rafael.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.

REZENDE, W. M. O Ensino de Cálculo: Dificuldades de Natureza Epistemológica. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)