ASPECTOS CURRICULARES DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I:
UM OLHAR A PARTIR DOS PPCS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL
Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Cálculo diferencial e integral I, PPCsResumo
No presente artigo apresentamos recortes de uma das várias pesquisas vinculadas ao “Projeto Base” intitulado “Investigação Curricular das Disciplinas Presentes nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil”. Este trabalho tem por principal objetivo compreender como a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I está estruturada nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na modalidade documental, por esse motivo, foram utilizados 182 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), que compuseram o nosso corpus de pesquisa, para investigação de pontos específicos presentes nos mesmos. O desenvolvimento do trabalho se deu por meio de algumas etapas, dentre as quais, estão presentes: A apresentação da problemática enfrentada pelo processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, assim como, o apontamento de algumas estratégias para enfrenta-la e a importância dessa disciplina para a formação dos professores de matemática; quais foram os caminhos percorridos por essa pesquisa, como também, de onde se originou; finalizando com a apresentação dos aspectos dos cursos participantes e quais são as principais características da disciplina investigada.
Referências
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