POLÍTICA INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ALUNO SURDO NO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS (GO)

Autores

  • Cleibianne Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Goiás- PPGECM, Mestranda.Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Quirinópolis- Docente
  • Roberto Barcelos Souza Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Quirinópolis

Palavras-chave:

Educação de surdos, Libras, ensino de matemática, políticas educacionais.

Resumo

A educação ao longo do tempo construiu e desconstruiu estereótipos, normalização e diferenças; tornando a inclusão necessária devido a exclusão de alguns grupos historicamente segregados. A Língua Brasileira de Sinais-Libras é a segunda língua (L2) oficial do Brasil. O objetivo desta pesquisa é analisar a atual política para educação de alunos com surdez no município de Quirinópolis (GO), já que tal política tem impacto na indução de ações no sentido de criar ou não melhores condições para a aprendizagem desse educando. Indagamos então: Como a Política para uma educação bilíngue e inclusiva do Município de Quirinópolis (GO) têm direcionado mudanças no âmbito das práticas pedagógicas e no desenvolvimento dos alunos com surdez? Como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de matemática dos alunos com surdez? Esta pesquisa é de cunho qualitativo têm como método de pesquisa o estudo de caso, os dados foram coletados através de observações diretas, análise de documentos, registros de arquivos e entrevistas não estruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa três alunos surdos matriculados no ensino fundamental das escolas municipais de Quirinópolis (GO).

 

Biografia do Autor

Cleibianne Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Goiás- PPGECM, Mestranda.Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Quirinópolis- Docente

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2011), especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Delta (2013), Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás(2017). Atualmente é professora e intérprete de Libras da Universidade Estadual de Goiás- Campus Quirinópolis. Tem experiência na área de Matemática e Libras no ensino básico e superior, com ênfase em Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva.

Roberto Barcelos Souza, Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Quirinópolis

Licenciado em Matemática (UFG), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutor em Educação Matemática pela (UNESP/RIO CLARO), sob orientação do Professor Ubiratan DAmbrósio. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus de Quirinópolis. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - Campus Henrique Santillo e professor colaborador no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Educação em Ciências e Matemática UFG. Diretor Educacional na Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis. Como Linha de Pesquisa: Programa Etnomatemática; Formação de Professores e processos de ensino e aprendizagem de Matemática.

 

Referências

BORGES, F. A; NOGUEIRA, C. M. I. Saberes docentes e o ensino de matemática para surdos: desencadeando discussões. In: ROSA, F. M. C. da; BARALDI; I. M. (Org.). Educação matemática inclusiva: estudos e percepções. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2018, p.37-62.

BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre Língua Brasileira de Sinais-Libras, e o art. 18 da lei 10.098, de 19 de novembro de 2000. Diário Oficial da República do Brasil. Brasília, 2005. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em 2 mar. 2018.

BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais- Libras e dá outras providências. Diário Oficial da República do Brasil. Brasília, 2002. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10436.htm>. Acesso em 02 mar. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

MANTOAN, M. T. E. O desafio das diferenças nas escolas. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

QUADROS, R. M. de. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Porto Alegre: Penso, 2017.

QUIRINÓPOLIS. Diretrizes Educacionais do Município de Quirinópolis, de 10 de dezembro de 2013. Quirinópolis, Go, 2013, p. 1-29.

QUIRINÓPOLIS. Lei 3.167, de 15 de junho de 2015. Plano Municipal de Educação- PME. Quirinópolis, GO, jun. 2015.

YIN, Robert k. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)