O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL:

OUTRA PROPOSTA DE ORGANIZAÇAO DO ENSINO

Autores

  • Maria Marta Silva
  • Cezar Augusto Ferreira Universidade Estadual de Goiás
  • Eduardo de Souza Silva
  • Euilis Junior Resende Maia
  • Gabriel Araujo Freitas
  • Millena dos Santos Silva
  • Wallace Yamamoto Garcia
  • Géssica Alves Dias
  • Wemilly Alexandrino Machado
  • Gabriela Lacerda

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, Clube de Matemática, Formação Inicial, Professores de Matemática, Organização do Ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como o Clube de Matemática da UEG – Campus Quirinópolis tem contribuído como um espaço de aprendizagem da docência para professores de Matemática em formação inicial. O mesmo está organizado segundo os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade e permiti a elaboração e desenvolvimento junto às escolas-parceiras, de conjuntos de atividades de ensino de conteúdos matemáticos. Tais atividades são alicerçadas teórico-metodologicamente nas Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) e são compostas de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) conexa à síntese histórica do conceito matemático. O Clube tem como sujeitos participantes licenciandos em Matemática e os alunos do ensino fundamental das escolas que participam do referido projeto de pesquisa. Os resultados parciais dão indícios de mudança qualitativa no processo formativo dos professores de Matemática em formação inicial. Tais mudanças se firmam nas contribuições da organização da aprendizagem da docência proposta no Clube de Matemática. Também ressalta-se o papel da AOE no planejamento das ações como essencial na prática educativo-formativa delineada o Clube, destacando-se como elemento fundamental para a organização da aprendizagem da docência em Matemática, estando, portanto, em unidade com o conhecimento teórico sobre os conteúdos matemáticos ensinados na educação básica.

Palavras-chave: Aprendizagem da docência; Clube de Matemática; Formação Inicial; Professores de Matemática; Organização do Ensino.

Referências

CEDRO, W. L. O espaço de aprendizagem e a atividade de ensino: O Clube de Matemática. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação: ensino de ciências e matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

_____________. Actividad, Conciencia e personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1983.

MOURA, M. O. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, São Paulo, ano II, n.12, 2001.

____________. et al. A Atividade Orientadora de Ensino Como Unidade Entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, M. (org.) A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília, DF: Liber Livro, 2010.

_____________. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, R.L.L. (org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

SILVA, M. M. Estágio Supervisionado: o planejamento compartilhado como organizador da atividade docente. Dissertação - Mestrado em Educação Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Goiânia, 2014.

_____________. A apropriação dos aspectos constituintes da Atividade Pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese - Doutorado em Educação Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018.

VIGOTSKI, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Michael Cole et al (orgs.); trad. Jose Cippola Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 6ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

____________. Psicologia pedagógica. Guilhermo Blanck (org.). Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2007.

____________. A Construção do Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

_____________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)