HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMEROS:

UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM PLANEJADA NO CLUBE DE MATEMÁTICA

Autores

  • Cezar Augusto Ferreira Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Marta da Silva
  • Eduardo de Souza Silva
  • Euilis Junior Resende Maia
  • Gabriel Araujo Freitas
  • Millena dos Santos Silva
  • Wallace Yamamoto Garcia
  • Géssica Alves Dias
  • Wemilly Alexandrino Machado
  • Gabriela Lacerda

Palavras-chave:

Clube de Matemática, Atividade Orientadora do Ensino, Organização do Ensino, Conceito de números, História em Quadrinhos

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como uma situação desencadeadora de aprendizagem materializada no formato de uma História em Quadrinhos planejada e desenvolvida no Clube de Matemática da UEG – Campus Quirinópolis contribuiu para a aprendizagem do conceito matemático de números por alunos do ensino fundamental da escola parceira do referido projeto. O referido projeto encontra-se organizado segundo os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade e tem entre seus objetivos a aprendizagem de conteúdos matemáticos por alunos do ensino fundamental. Tais atividades são alicerçadas teórico-metodologicamente nas Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) e são compostas de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) conexa à síntese histórica do conceito. A atividade que originou esse trabalho teve sua SDA materializada no formato de uma história em quadrinhos (HQ). Os resultados parciais dão indícios de mudança qualitativa no processo de aprendizagem do conceito de números pelos alunos diante do grande envolvimento dos alunos na realização das atividades.

Palavras-chave: Clube de Matemática; Atividade Orientadora do Ensino; Organização do Ensino; Conceito de números; História em Quadrinhos.

 

Referências

CAVALCANTE, L. A. O. No dia mais claro: um estudo sobre o sentido atribuído às histórias em quadrinhos por professores que ensinam Matemática em formação. Dissertação de Mestrado, Goiânia, Programa de Mestrado em Educação Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, 2014.

CAVALCANTE, L. A. O.; CEDRO, W. L. Uma análise lógico-histórica da relação entre as histórias em quadrinhos e a educação. In: PEREIRA, A. C. C.; ALCÂNTARA, C. S. História em Quadrinhos: interdisciplinaridade e educação. São Paulo: Editora Reflexão, 2016.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

_____________. Actividad, Conciencia e personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1983.

LOPES, C. E. A Educação Estocástica na infância. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, maio 2012.

MORETTI, V. D. Professores de matemática em atividade de ensino: uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MOURA, M. O. et al. A Atividade Orientadora de Ensino Como Unidade Entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, M. (org.) A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília, DF: Liber Livro, 2010.

_____________. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, R.L.L. (org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

SILVA, M. M. Estágio Supervisionado: o planejamento compartilhado como organizador da atividade docente. Dissertação - Mestrado em Educação Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Goiânia, 2014.

_____________. A apropriação dos aspectos constituintes da Atividade Pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese - Doutorado em Educação Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018.

_____________.CEDRO, W. L. Estágio Supervisionado e Planejamento Compartilhado: Possibilidades da Organização do Ensino de Professores de Matemática em Formação. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 190-215, 2015.

VIGOTSKI, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Michael Cole et al (orgs.); trad. Jose Cippola Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 6ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

____________. Psicologia pedagógica. Guilhermo Blanck (org.). Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)