APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS BASEADA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Daniela Cristina de Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Wellington Lima Cedro Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Processo de Ensino e Aprendizagem, Teoria Histórico-Cultural, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Esse trabalho materializa-se em uma proposta de pesquisa, em andamento, sobre o processo de ensino e aprendizagem de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Almeja-se discutir os aspectos teóricos-metodológicos sobre uma proposta de (re) organização do ensino  de geometria nos anos iniciais. Isto por almejarmos viabilizar um modo de estruturação do ensino que permita aos estudantes o envolvimento com o estudo e a apropriação teórico do conhecimento. Como a intencionalidade pedagógica centra-se nos anos iniciais do ensino fundamental, toma-se a ludicidade como premissa na organização do ensino, como modo de envolver os sujeitos ao estudo. Com isso, foi organizado um experimento didático para o desenvolvimento dessa pesquisa, composto por um conjunto de situações desencadeadoras de aprendizagens, a serem desenvolvidas em uma investigação longitudinal, nos anos de 2018 e 2019, em uma escola pública da rede municipal de educação de Goiânia, com crianças do quarto ano e, posteriormente, do quinto. Espera-se promover mudanças qualitativas nos sujeitos inseridos no processo desenvolvimental, de modo a possibilitar a transformação na qualidade do pensamento. Defende-se que o ensino constrói uma base comum nas crianças quando se deparam com uma organização do ensino que leve em conta a relação singular, particular e universal. Nessa perspectiva, o sujeito (singular), diante de uma organização do ensino intencional e da partilha de conhecimento e ações com seus pares, na resolução de problemas (particular), tem a possibilidade de se apropriar dos conhecimentos elaborados historicamente (universal). Assim, como a pesquisa ainda está em andamento, tem-se como objetivo, por meio desse trabalho, apresentar alguns aspectos teóricos-metodológicos dessa investigação, bem como sua organização para a concretização da mesma.

Palavras-chave: Processo de Ensino e Aprendizagem; Teoria Histórico-Cultural; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)