FEIRA DE MATEMÁTICA:
POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Laboratório de Matemática, Materiais Didáticos, Aprendizagem Significativa.Resumo
O texto propõe apresentar um relato de experiência da realização de uma Feira de Matemática desenvolvida na turma do 5º ano de uma escola privada da cidade de Posse/GO. O projeto contou com a parceria do Laboratório de Ensino e Aprendizagem Matemática (LEM) da Universidade Estadual de Goiás-Câmpus/Posse. Uma das principais razões em desenvolver esta prática pedagógica, partiu das reflexões emergidas no LEM sobre a importância da superação da dicotomia teoria e prática, bem como a necessidade de mediar um conhecimento matemático que seja de fato compreensível, instigador, e que proporcionasse reflexões críticas do conteúdo e da realidade pelo qual o aluno é inserido. Foi proposta uma metodologia que fosse capaz de promover a produção coletiva, a valorização e vínculo do tripé aluno-escola-família. A turma era composta por 24 alunos, divididos igualmente em seis equipes, cada grupo ficou responsável por um conteúdo matemático relacionado à outra área do conhecimento. A partir dos objetivos previamente definidos, com o auxílio dos pais e concomitantemente com as aulas, os alunos elaboraram materiais didáticos para exposição na Feira de Matemática do 5°ano. Os resultados superaram as expectativas da gestão escolar, dos pais e principalmente da professora, pois, identificou-se que uma boa parte dos alunos mantiveram disciplinados na realização das atividades, além de perceber a matemática além dos números, como sendo essencial na compreensão da realidade.
Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Materiais Didáticos; Aprendizagem Significativa.
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