APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO

Autores

  • Lygianne Battista Vieira Pontifícia Universidade Católica de Goiás Universidade de Brasília
  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Subtração, Matemática, Pedagogia.

Resumo

Este trabalho objetivou refletir sobre o processo de construção do significado e de atribuição de sentido sobre os conteúdos de matemática escolar na perspectiva ausubeliana e, particularmente, relatar uma experiência com alunas do curso de pedagogia durante sequência de atividades práticas que teve, como propósito, trabalhar a subtração nos Anos Iniciais. Assim, realizamos o trabalho com o ábaco para que as estudantes pudessem adquirir o conceito subsunçor necessário no processo de assimilação para dar significado ao algoritmo da subtração. Verificamos ao final das atividades que a sequência facilitou o entendimento do algoritmo de forma significativa, pois levaram as estudantes compreenderem os agrupamentos e trocas necessários ao procedimento da subtração utilizando o recurso à ordem superior e o processo de compensação. Reconhecemos, portanto, a importância do processo que a criança deve ser levada para alcançar a compreensão do algoritmo da subtração de forma significativa, distanciando-se da aprendizagem decorada da representação formal (algoritmo) sem que compreenda o que significa esse procedimento.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Subtração; Matemática; Pedagogia.

 

Biografia do Autor

Lygianne Battista Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB, possui mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2011) pela UFG, tem Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela PUC Goiás. É professora efetiva da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2012, ministrando, atualmente, disciplinas no curso de Matemática, Pedagogia e outras licenciaturas. Está como Coordenadora do Estágio Supervisionado dos cursos de Matemática, Física e Química. Principais áreas de atuação: Formação de professores com ênfase em Metodologias de Ensino, Estágio, História da Matemática, Tecnologias na Educação e Matemática nos Anos Iniciais. Abordagens teóricas e metodológicas da Educação Matemática Crítica e Educação em Direitos Humanos.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

ossui Doutorado em Educação Matemática, pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação, pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM".

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)