APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Subtração, Matemática, Pedagogia.Resumo
Este trabalho objetivou refletir sobre o processo de construção do significado e de atribuição de sentido sobre os conteúdos de matemática escolar na perspectiva ausubeliana e, particularmente, relatar uma experiência com alunas do curso de pedagogia durante sequência de atividades práticas que teve, como propósito, trabalhar a subtração nos Anos Iniciais. Assim, realizamos o trabalho com o ábaco para que as estudantes pudessem adquirir o conceito subsunçor necessário no processo de assimilação para dar significado ao algoritmo da subtração. Verificamos ao final das atividades que a sequência facilitou o entendimento do algoritmo de forma significativa, pois levaram as estudantes compreenderem os agrupamentos e trocas necessários ao procedimento da subtração utilizando o recurso à ordem superior e o processo de compensação. Reconhecemos, portanto, a importância do processo que a criança deve ser levada para alcançar a compreensão do algoritmo da subtração de forma significativa, distanciando-se da aprendizagem decorada da representação formal (algoritmo) sem que compreenda o que significa esse procedimento.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Subtração; Matemática; Pedagogia.
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