ETNOMATEMÁTICA, TRADUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:

UMA PROPOSTA DE DOUTORAMENTO

Autores

  • Lucas dos Santos Passos Professor substituto do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás.
  • José Pedro Machado Ribeiro Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás.

Palavras-chave:

Etnomatemática, tradução (cultural), formação de professores de Matemática, projeto de doutorado

Resumo

O presente trabalho objetiva-se a apresentar a proposta do doutoramento para a comunidade científica, a fim de divulga-lo e receber críticas, elementos imprescindíveis da atividade da investigação científica, visando a melhoria e o aperfeiçoamento da proposta. Para o doutoramento, pretende-se ligar os dilemas pedagógicos da etnomatemática em torno da Matemática com as questões pós-estruturalistas da tradução, procurando uma (des)construção de uma aproximação para o ensino de Matemática e isso desde um contexto de um grupo de pesquisa em Educação Matemática da Universidade Federal de Goiás. A proposta de se conjugar perspectivas pós-estruturalistas com estudos etnomatemáticos em um contexto de formação de professores de Matemática não constitui um movimento casual em nossa vida acadêmica e de pesquisa. O interesse pelo entrecruzamento dessas temáticas data do ano de 2011, quando do ingresso em um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás e dos vários caminhos trilhados nesse meio até a conclusão do curso, no final de 2014. Quando do ingresso no mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás, no ano de 2015, essas temáticas e suas problematizações continuaram (e, como tal, ainda continuam) a constituir nosso caminho como um acinte. Dessa forma, neste trabalho são apresentados aspectos relativos à fundamentação teórica, problema de pesquisa, objetivo geral e metodologia da referida proposta.

Palavras-chave: Etnomatemática; tradução (cultural); formação de professores de Matemática; projeto de doutorado.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos Passos, Professor substituto do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Professor substituto do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás.

José Pedro Machado Ribeiro, Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás.

Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2022-12-31