PROBLEMOTECA E JOGO DA VELHA:

UMA PARCERIA POSSÍVEL

Autores

  • Widanreylan Thiago da Silva Rodrigues Martins Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Laurienny Gondim Silva
  • Agda Lovato Teixeira
  • Eliane Fonseca Campos Mota

Palavras-chave:

Matemática, Lúdico, Resolução de Problema, Alunos.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar o jogo Problemoteca, desenvolvido pelos bolsistas do PIBID – subprojeto de matemática do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, com objetivo de contribuir para o desenvolvido do raciocínio lógico-matemático dos alunos, para o cálculo mental e resolução de problemas matemáticos. Este jogo oferece, tanto para os docentes quanto para os discentes, uma abordagem diferenciada no que se refere em trabalhar com situações-problemas por meio do lúdico, através de competição de duas equipes, resoluções de problemas e jogo da velha. A atividade desenvolvida indica que é possível explorar metodologias que possibilita no educando o gosto pela matemática, a partir de problemas que envolvam as operações básicas e raciocínio lógico. A Problemoteca foi aplicada nas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental II e 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha no município de Pires do Rio – GO e teve como objetivo contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática, fazendo com que o aluno tenha interesse pela matéria, combatendo a aversão inicial causada pelo excesso de fórmulas, cálculos, definições e propriedades operatórias. A metodologia utilizada estimula a concentração, exercita o cálculo mental e, automaticamente, induz à leitura compreensiva do problema proposto.

Palavras-chave: Matemática; Lúdico; Resolução de Problema; Alunos.

 

Referências

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática, 2000.

GENTILE, P. É assim que se aprende. Nova Escola. n. 179, Jan/Fev. 2005.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora (edição digital), 2018.

RODRIGUES, Cassiano Terra. Matemática como Ciência mais Geral: Forma da Experiência e Categorias. COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia. São Paulo, vol.4, no.1, janeiro–julho, 2007.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 119. Editado também como livro impresso em 2001. ISBN 978-85-363-1192-0.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; Milani; E. Cadernos do Mathema – Jogos de matemática do 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-31