CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO EM UM GRUPO DE ESTUDOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDAS EM MATEMÁTICA

Autores

  • Laurienny Gondim Silva Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Isabella Montes Caixeta Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Wérica Pricylla Oliveira Valeriano Santos Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Palavras-chave:

Grupo de Estudos, Licenciatura em Matemática, Atividade Pedagógica, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Neste trabalho apresentamos algumas considerações iniciais a respeito de um projeto de ensino realizado com a participação das alunas do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. O referido projeto de ensino se caracteriza como um grupo de estudos, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica em Matemática, que tem como finalidade realizar estudos e pesquisas no campo da educação matemática, principalmente, em questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos produzidos pela humanidade ao longo dos anos, à investigação das práticas de ensino, à aprendizagem da docência, à atividade orientadora de ensino e à constituição da coletividade pedagógica no ambiente escolar. Os estudos são fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, e a partir dela buscamos uma compressão do que é a educação, de qual é o papel do professor, e de como devemos organizar o ensino de matemática. O grupo de estudos conta com a participação de professores e graduandas e, em reuniões semanais, fazemos a leitura dos textos propostos, discutimos as ideias apresentadas pelos autores, e propomos modos de organização do ensino a partir de situações desencadeadoras de aprendizagem.

Palavras-chave: Grupo de Estudos; Licenciatura em Matemática; Atividade Pedagógica; Teoria Histórico-Cultural.

 

Referências

ALMEIDA, M. C. Origens da matemática: a pré-história da matemática; prefácio por Ubiratan D’Ambrosio; vol. 1 a matemática paleolítica. Curitiba: Progressiva, 2009. p. 09 – 36.

MOURA, M. O. et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. (Org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 81 - 109.

RIGON, A. J.; ASBABR, F. S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M. O. (Org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 13 - 44.

NASCIMENTO, C.; ARAUJO, E.; MIGUEIS, M. O conteúdo e a estrutura da atividade de ensino na educação infantil: o papel do jogo. In: MOURA, M. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília, DF: Liber livro, 2010. p. 111 – 134.

ROESLER, A.; LOPES, L. V. Aprendizagem da docência em matemática: o clube de matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 82 – 108.

Downloads

Publicado

2022-12-31