FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:
REFLEXÕES A PARTIR DE MEMORIAIS DE FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Memoriais de Formação, Narrativas, Memória.Resumo
Este trabalho objetiva analisar memoriais de formação escritos por licenciandos em Matemática por meio de uma atividade desenvolvida na disciplina de Tendências em Educação Matemática, do Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, no ano de 2018. Desta, participaram quinze licenciandos, que foram convidados a escrever, individualmente, um memorial de formação relatando os percursos que lhes conduziram a optarem pela profissão docente. A partir da leitura de todos os memoriais cinco foram selecionados e analisados em profundidade para a produção do presente texto. Na análise do material adota-se uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo amparada nos pressupostos da Análise do conteúdo, da qual emergiram três categorias de análise: A formação começa antes de ir para a escola, Escolha consciente pelo curso de matemática e Ampliando horizontes do ser professor. A análise aponta que os licenciandos optaram pela profissão docente pelo desejo a docência, por terem afinidade com a Matemática, sob a influência de bons professores na sua vida escolar da Educação Básica, que por meio de motivações foram construindo seu senso crítica sob a postura do professor na sala de aula.
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