AS TEIAS DO COMÉRCIO E A LÓGICA DO CAPITAL FRENTE AOS POVOS INDÍGENAs:

UM OLHAR SOBRE O DUALISMO À LUZ DA ETNOMATEMATICA

Autores

  • Matheus Moreira da Silva
  • José Pedro Machado Ribeiro

Palavras-chave:

Etnomatemática, Formação de Professores Indígenas, Diversidade Cultural, Relações Comerciais.

Resumo

Este trabalho visa identificar de que modo o Curso de Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás contribui para a conscientização (e a ação) crítica do estudante indígena em formação no que tange às relações comerciais e à lógica do capital que cotidianamente interferem no equilíbrio sociocultural de suas comunidades. A metodologia a ser utilizada consistirá na observação sobre as concepções da lógica do capital indígena e das relações comerciais, amparadas pela Etnomatemática, mediante a análise de atividades que serão desenvolvidas pelos alunos cursistas, por um viés etnográfico. Os aspectos etnomatemáticos envolvidos nesta pesquisa, parte da geração e difusão dos conhecimentos são consolidados nas aspirações de cada povo. Deste modo, esse trabalho possibilitará uma maior interação frente a determinadas ações de comportamentos que ocorrem e ocorrem frente a diversidade cultural. Desta forma, propicia ao indígena conhecer a realidade, experiencia e conhecimentos outros.

Palavras-chave: Etnomatemática; Formação de Professores Indígenas; Diversidade Cultural; Relações Comerciais.

 

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Publicado

2022-12-31