ETNOMATEMÁTICA EM DEBATES INTERCULTURAIS:

O ELO DAS RELAÇÕES COMÉRCIAIS E DA CULTURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS

Autores

  • Matheus Moreira da Silva
  • José Pedro Machado Ribeiro

Palavras-chave:

Relações Comerciais, Professores Indígenas, Biopirataria, Etnomatemática.

Resumo

Esse trabalho realiza reflexões por meio das experiências vivenciadas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nível Mestrado, no desenvolvimento do estágio docência feito no curso de Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás no ano de 2017, sobre as relações comerciais no processo formativo indígena à luz da Etnomatemática no tema contextual “Cultura e Comércio” durante a etapa presencial dos estudantes indígenas de várias etnias. Foi realizado uma revisão da literatura em várias obras de Quijano (2000), D’Ambrosio (2006), Ribeiro (2006), Barbieri (2014) e Silva (2018), amparada pela pesquisa etnográfica. Neste texto são discutidos os diversos encontros ocorridos, no qual houveram processos de trocas de conhecimentos e discussões sobre relações comerciais no qual, foi consolidando-se às aspirações de cada povo. À vista disso, essas reflexões à luz da Etnomatemática, possibilitaram uma maior interação e liberdade, aos povos indígenas, frente a determinados “padrões” e ações de comportamentos que ocorreram e ocorrem frente a cultura ocidental. Desta forma, proporcionaram aos estudantes indígenas conhecerem a realidade do outro, ou seja, uma troca de vivência, experiência e conhecimento em torno das relações comerciais.

Palavras-chave: Relações Comerciais; Professores Indígenas; Biopirataria; Etnomatemática.

 

Referências

BARBIERI, S. R. J. Biopirataria e povos indígenas. 1. ed. São Paulo: Almedina, 2014.

BRASIL. Constituição federal de 1988. Brasília: MEC, 1988.

CABRAL, J. F. P. Rousseau: desigualdade e contrato. 2016. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/rousseau-desigualdade-contrato.htm>. Acesso em: 22 jan. 2018.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e a matemática. 4. ed. Campinas: Summus,1994.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática da teoria à prática. 23. ed. Campinas: Papirus, 2006.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e américa latina. 1. Ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2000.

RIBEIRO, J. P. M. Etnomatemática e formação de professores indígenas: um encontro necessário em meio ao diálogo intercultural. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.

SILVA, M. M. Etnomatemática e relações comerciais na formação de professores indígenas. Dissertação (Mestrado em Educação em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Núcleo Takinahakỹ De Formação Superior Indígena. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Intercultural, Goiânia, 2010.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)