SEMANA DA MATEMÁTICA:

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA

Autores

  • Hugo de Sousa Campos Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.
  • Priscila da Cruz Caixeta Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.
  • Eliane Fonseca Campos Mota Professora do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.
  • Carmem Lúcia Alves Moraes Professora do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha (Pires do Rio, Goiás).
  • Lucas dos Santos Passos Professor substituto do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Palavras-chave:

Semana da Matemática, ensino de matemática, PIBID

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que procura narrar e refletir sobre a realização de uma atividade específica realizada pelo subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí (Urutaí, Goiás). Tal atividade refere-se ao projeto “Semana da Matemática”, que foi realizado com a finalidade de propor aos alunos da escola parceira que desenvolvessem, em grupos, projetos baseados em conceitos matemáticos, culminando na referida atividade, de apresentação e divulgação dos trabalhos para toda comunidade escolar. Como tal, essa ação estava formulada a partir do pressuposto geral de buscar uma forma diferente de trabalhar conteúdos matemáticos práticos e contextualizados, sobretudo através da investigação científica. Metodologicamente, em nossa ação, para dar início ao projeto “Semana da Matemática”, distribuímos temas para cada uma das turmas incluídas no programa. Esses temas foram escolhidos através de pesquisas e discussões entre toda a equipe executora e ficaram assim distribuídos: Matemática no cotidiano (turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II), Matemática e empreendedorismo (turmas do 1º ano do Ensino Médio), Matemática e Arte (turmas do 2º ano do Ensino Médio) e Matemática e Meio Ambiente (turmas do 3º ano do Ensino Médio). Conclusivamente, podemos dizer que o projeto desenvolvido contribuiu para os alunos entenderem melhor os conceitos teóricos que eles estudam durante o semestre e que muitas vezes acabam ficando só na teoria. Com a Semana da Matemática, eles puderam pesquisar e entender na prática esses conceitos matemáticos. Para os pibidianos, este trabalho serviu como aprendizado formativo, onde puderam adquirir experiência na relação com os alunos e com as professoras, integrando teoria e prática.

Palavras-chave: Semana da Matemática; ensino de matemática; PIBID.

Biografia do Autor

Hugo de Sousa Campos, Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Priscila da Cruz Caixeta, Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Eliane Fonseca Campos Mota, Professora do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Professora do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Carmem Lúcia Alves Moraes, Professora do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha (Pires do Rio, Goiás).

Professora do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha (Pires do Rio, Goiás).

Lucas dos Santos Passos, Professor substituto do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Professor substituto do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Referências

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)