OS DESAFIOS DOS PEDAGOGOS QUANTO AO ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Nildete Martins Resende Vilela
  • Stelamara Souza Pereira Unifimes

Palavras-chave:

Matemática, Pedagogo, Ensino/Aprendizagem

Resumo

A Matemática é uma das principais disciplinas da educação básica, muito presente e necessária na vida do ser humano. Sendo assim, este trabalho de pesquisa teve como objetivo, analisar o contexto da matemática na formação do pedagogo e suas competências e habilidades para atuação em sala de aula. Visto que esses conhecimentos necessitam ser construídos ou aprimorados no decorrer do ensino superior/graduação, pois, muitos ficam afastados das instituições de ensino por muito tempo, e só depois ingressam num curso superior. Buscando levar ao conhecimento de leitores e instituições de ensino, a pesquisa trouxe algumas inquietações como: o professor que conclui o curso de pedagogia está apto a ministrar aulas de matemática, conforme seu certificado habilita-o? Qual o grau de aceitação ou rejeição da matemática, os pedagogos têm ao concluir o curso de pedagogia ou mesmo no trabalho do dia a dia? Diante disso, apresentou-se neste artigo, um recorte de uma pesquisa realizada com trinta e sete pedagogos do município de Mineiros-GO. Empregou-se a metodologia da pesquisa explicativa, em que se realizou um estudo de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados mostraram a realidade da formação dos pedagogos, quanto ao ensino/aprendizagem da matemática. Ficou evidente que, para ensinar matemática, é necessário aprendê-la, sugerindo a possibilidade da reestruturação do curso de pedagogia, direcionando mais horas/aula para os conteúdos matemáticos, com foco  no “como fazer”, possibilitando  mais conhecimento para os professores, para que possam adentrar no mercado de trabalho e agir com mais segurança, fazendo a diferença na vida de seus educandos.

Palavras-chave:  Matemática; Pedagogo; Ensino/Aprendizagem

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)