A A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA:

UM ESTUDO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS ARRAIAS

Autores

  • Ana Karine Moreira Silva Universidade Federal de Goiás
  • Juliane da Cruz Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Moema Gomes Moraes Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Projeto Pedagógico de Curso, Educação Matemática

Resumo

O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG) e teve como objetivo investigar a proposta de formação inicial do professor de Matemática presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus universitário de Arraias. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e se configura como uma análise documental. Realizamos uma análise relacionando as informações presentes no PPC com os referenciais teóricos estudados na disciplina e documentos legais. Para isso, nos propomos analisar o PPC adotando as categorias utilizadas por Moriel Junior (2009), a saber: Perfil dos egressos, a Organização curricular, Recomendações metodológicas e Propostas com indícios de articulação teoria-prática. Da análise do PPC ficou evidente que espera-se que o licenciando em Matemática desenvolva uma série de conhecimentos que, relacionados a características profissionais básicas, valorizem a reflexão sobre a prática. Porém, no documento observou-se a ausência de informações sobre vários elementos da formação, como o formato do Estágio, a implementação da prática como componente curricular (PCC), a validação das atividades complementares, as recomendações metodológicas do curso e em relação a algumas disciplinas eletivas. Além disso, apesar do PPC demonstrar reconhecer a importância de propostas que relacionam teoria-prática, somente em escassas ocasiões é detalhado como tal articulação se efetiva ao longo da formação. Também foi possível verificar a relação entre a proposta de formação do curso e as concepções teóricas que fundamentam o PPC, as quais valorizam a epistemologia da prática, e também trazem algumas características do modelo de racionalidade crítica na formação docente, mas que ainda se distanciam desse modelo formativo por não enfatizarem aspectos que visam a emancipação do sujeito.

Palavras-chave: Licenciatura em Matemática; Projeto Pedagógico de Curso; Educação Matemática.

 

Biografia do Autor

Ana Karine Moreira Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática 

 

 

Juliane da Cruz Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática

Moema Gomes Moraes, Universidade Federal de Goiás

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)